Ministério promove Seminário Internacional sobre uso de cadeirinhas infantis

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promove, na próxima terça-feira (26/06), o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, em parceria com a Fundación MAPFRE, a ONG Criança Segura e como Detran-DF. O evento está previsto para começar as 8h30.

O encontro inclui a apresentação pelo diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE na Espanha, Julio Laria del Vas, da pesquisa “Cadeirinhas de segurança para Crianças: situação na América Latina e Caribe”, e estudo sobre o seu uso, além de debate sobre a pesquisa na visão brasileira, e sobre como as cidades podem melhorar os índices de utilização das cadeirinhas.

A pesquisa será comentada pela coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia; o coordenador do projeto Criança e Segurança da Unicamp, Celso Arruda e do diretor de policiamento e fiscalização de trânsito do Detran-DF, Nelson de Freitas Leite Junior.

Um simulador de impacto demonstrará, no local, os efeitos que uma criança sofre com uma colisão sem o uso da cadeira e quando está usando corretamente, única forma segura de transportar crianças em veículos.

Uso da cadeirinha

Em 2010, segundo o Ministério da Saúde, 685 crianças morreram e 3.673 foram internadas vítimas de acidentes como passageiras de veículos. Em um ano de obrigatoriedade, a cadeirinha já reduziu no Brasil mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Esses equipamentos podem diminuir o risco de morte em 71% e o de hospitalização em 69%.

O seminário será das 8h30 às 12h, no auditório do Ministério das Cidades, SAUS, Quadra 1, Lote 01/06,Bloco H, Edifício Telemundi II.

Fundación MAPFRE

A MAPFRE desenvolve atividade nos países latino-americanos na sáreas de segurança e apóia a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas, visando a prevenção de acidentes humanos,materiais e com o meio ambiente, além da redução de suas consequências.A entidade contribui para a formação do cidadão em cinco focos de atuação: Segurança Viária, Cultura, Ciências do Seguro, Prevenção, Saúde e Meio Ambiente e Ação Social.

Criança Segura

A ONG é dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos e conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Johnson & Johnson Industrial Ltda,FEDEX, Instituto HSBC Solidariedade e Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis.

Fonte: Ministério das Cidades