Mantega critica Fed e vê prejuízo para países emergentes

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou o novo estímulo monetário dos Estados Unidos, chamado quantitative easing", acrescentando que o afrouxamento monetário do Fed vai produzir muitos problemas para os países emergentes. O ministro afirmou que o Brasil agirá para evitar um novo ciclo de alta do real.

Em Paris, onde participou de reunião com o ministro Pierre Moscovici, Mantega destacou que o estímulo monetário vai reduzir o dólar no plano mundial, prejudicando a competitividade brasileira nos mercados exportadores. "Eu não acredito que isso (novo afrouxamento monetário) irá resolver muitos problemas dos Estados Unidos, mas irá causar vários problemas para os países emergentes", disse Mantega a jornalistas.

Em sua nova rodada de afrouxamento monetário, o Federal Reserve, Banco Central dos EUA, prometeu no começo deste mês comprar US$ 40 bilhões de títulos hipotecários por mês, numa ação visando a diminuir as taxas de juros. O Brasil tem sido um dos maiores críticos ao afrouxamento monetário do Fed e está lutando para evitar fluxos de capital a partir de ativos de baixo rendimento em dólar para o real com intervenções no mercado de câmbio. Moscovici declarou entender as preocupações do Brasil, mas acrescentou que as tensões cambiais devem ser enfrentadas em instituições internacionais e o G20.

Fonte: Viver Seguro OnLine