Sustentabi​lidade é capa da revista Cadernos de Seguro

A revista Cadernos de Seguro nº 172 já está em circulação. É capa desta edição entrevista com a Vanessa Petrelli Corrêa, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que foi nomeada pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para integrar um Painel Consultivo que discutirá os rumos do desenvolvimento global após 2015.

Na “conversa”, Vanessa explica de que forma o Brasil vem cumprindo com o compromisso firmado junto à ONU de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015. Ela também conta quais as expectativas dessa agenda e as propostas levadas pelo Brasil à primeira reunião do Painel, neste mês.

A edição traz, ainda, artigo de Flávio Nogueira, doutorando em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ, sobre o papel da indústria de seguros em meio ao cenário de mudanças econômicas e climáticas. O economista Lauro Faria assina artigo sobre as implicações da queda das taxas de juros para as seguradoras.

A revista inclui artigo de José Flávio Commandulli sobre regras do seguro de transportes internacional; dos advogados Ilan Goldberg e Úrsula Goulart sobre o agravamento do risco no contrato de seguro; e de Eduardo Fraga e Marcos Peres, ambos da Susep, sobre o risco sistemático, fruto do descasamento entre os índices no mercado segurador e de previdência.

O advogado Daniel Martins Filho escreve sobre a venda ilegal da chamada “proteção veicular” feita por associações e cooperativas não autorizadas, e Luiz Carlos Borges, sobre as coberturas que devem ser contratadas por síndicos. Mais informações de como adquirir a Cadernos de Seguro no www.funenseg.org.br.



Fonte: Escola Nacional de Seguros