Duplicação: Foi dada a largada

A primeira empresa responsável pelas obras de duplicação da BR-470, no trecho entre Gaspar e Blumenau, será conhecida dia 23 de novembro, em sessão pública na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em Florianópolis. A abertura da concorrência da duplicação dos 12,9 quilômetros entre a ponte sobre o Rio Belchior e a ponte sobre o Rio do Testo foi anunciada ontem pelo ministro do Transportes Paulo Sérgio Passos. Em visita a Blumenau, ele apresentou o edital em cerimônia oficial no Hotel Himmelblau, acompanhado da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Os ministros garantiram que as primeiras obras começam no início de 2013.

Com um exemplar do Diário Oficial da União nas mãos, onde se destacava a publicação do edital da BR-470, Passos demonstrou ter conhecimento sobre as necessidades estruturais da rodovia, apresentando detalhes técnicos e citando, inclusive, a Via Expressa, por onde passou com a comitiva durante a chegada a Blumenau. À tarde, o grupo seguiu a Jaraguá do Sul, para lançar a duplicação do lote 2.1 da BR-280, entre a BR-101 e Guaramirim.

– As duas obras devem demandar entre três e quatro anos. Porque são trabalhos complexos, que envolvem quantidade grande de viadutos – prometeu Passos.

Licitação segue o Regime Diferenciado de Contratações Públicas

O trecho em licitação da BR-470 corresponde ao lote 3, dos quatro em que foi dividida a rodovia entre Navegantes a Indaial. A concorrência segue o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), usado para obras das Olimpíadas, da Copa do Mundo e do PAC. Segundo a ministra Ideli Salvatti, a medida pretende acelerar a escolha das empresas e a execução das obras será acompanhada pelo Tribunal de Contas da União. As empresas concorrentes têm acesso ao projeto executivo do lote, mas não sabem o valor a ser executado. A vencedora será a que apresentar o menor preço. Após a divulgação dos valores, as participantes terão cinco dias para recorrer. Se não houver impedimentos, a homologação da vencedora será feita em um mês, seguida da assinatura da ordem de serviços.

Fonte: Jornal de Santa Catarina