Golpistas usam cada vez mais nome do CNSP em fraudes contra consumidor

Mais um tipo de golpe está em andamento no mercado de seguros, informa a Susep. Desta vez, as quadrilhas utilizam o nome do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) para tentar ludibriar as pessoas mais crédulas. Embora recorrente, a Susep constatou um aumento efetivo nessas práticas criminosas este ano. Por meio de correspondências e contato telefônico, os golpistas identificam-se como representantes do CNSP, convencendo as pessoas sobre a existência de valores a receber referentes a contratos de seguros ou planos de previdência. Às vezes, são mencionadas ações judiciais supostamente julgadas procedentes. Mas estes contatos são inteiramente falsos.

O CNSP, lembra a Susep, é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que cuida especificamente de normas para os mercados de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização. Mas jamais entra em contato com os cidadãos para fazer tais comunicações.

No ano de 2011, a Susep registrou cerca de 1.000 atendimentos sobre tentativas de golpes, sendo que 45 citavam o CNSP. Em 2012, até o mês de setembro, foram recebidos pouco mais de 500 contatos sobre o assunto, dos quais aproximadamente 90 mencionavam o Conselho, o que demonstra um aumento substancial deste tipo de denúncia.

Além deste tipo de golpe, diz nota publicada no site da Susep, “existem diversos outros em que são usados os nomes de seguradoras, de empresas em liquidação ou falência e, até mesmo, de dirigentes e ex-dirigentes da Susep. Esses contatos, da mesma forma, não são verdadeiros. Seu objetivo é levar as vítimas a pagar quantias em dinheiro para liberação de benefícios que não existem e não serão pagos.

Recomendamos que não sejam efetuados pagamentos ou depósitos de valores sugeridos nesses contatos, nem sejam fornecidos dados pessoais ou cadastrais. Além disso, qualquer cidadão pode fazer queixa às autoridades policiais competentes e encaminhar denúncia à Susep.

Fonte: Viver Seguro OnLine