Marina Silva elogia adesão do mercado aos princípios de sustentabilidade

Foi com muita emoção que o público presente ao almoço de confraternização do mercado segurador recebeu o discurso da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Recém chegada da 18ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, em Doha, onde, segundo ela, debateu-se sobre o maior desafio do século XXI, Marina afirmou que vivemos, hoje, uma crise civilizatória, que engloba aspectos econômicos, sociais, ambientais, éticos, culturais e políticos.

Diferentemente de outros momentos da história humana, esta crise afeta a todas as pessoas e a todos os povos, até mesmo, exemplificou, os índios da região amazônica que nunca tiveram contato com o homem branco.

Quando indagada se é pessimista em relação ao futuro, ela alega que não é pessimista ou otimista, mas persistente. E é com essa persistência que, afirma, devemos enfrentar o desafio de passarmos de um modelo econômico insustentável para um que atenda às nossas demandas atuais, preservando o planeta para atender às gerações futuras. Algumas conquistas alcançadas pela humanidade precisam ser preservadas, mas outras precisam ser ressignificadas, disse ela.

Por fim, Marina reconheceu, na escolha da CNseg pelo tema da sustentabilidade para o Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga, um compromisso da Confederação e do mercado com esses valores. Compromisso que também é evidenciado pelo comprometimento da Confederação com os Princípios para Sustentabilidade em Seguro (PSI, sigla em inglês), lançados durante o 48º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society), em junho deste ano.

Fonte: CNseg