Motoristas já podem preencher Brat Online no RJ

A partir desta sexta-feira, dia 25, os motoristas fluminenses que se envolverem em acidente de trânsito sem vítima no estado poderão preencher o chamado Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (Brat) Online. A ferramenta, fruto de um convênio entre a Polícia Militar, Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e Sincor-RJ, irá garantir mais comodidade ao cidadão, que antes precisava se dirigir à unidade de polícia mais próxima para realizar o procedimento.

O novo Brat, que pode ser acessado no endereço eletrônico ebrat.pmerj.rj.gov.br, oferece espaço para o registro de até cinco veículos por vez. O sistema permite ainda a adição de até oito fotos de um mega, que devem ser anexadas para comprovar a ocorrência, além do acréscimo de testemunhas.

– Queremos oferecer ao cidadão a vantagem de não precisar sair de casa para fazer o boletim de registro. Ele não terá a necessidade de se deslocar, podendo preencher o formulário on-line de casa ou mesmo do trabalho. O sistema tem um preenchimento simples – explicou a porta-voz da Polícia Militar, major Elaine Baldanza.

Um número de protocolo é fornecido automaticamente via e-mail para que o usuário acesse o Registro de Ocorrência após a verificação das informações fornecidas. Todos os dados enviados são submetidos à análise da equipe de homologação da PM, que dará resposta ao cidadão em um prazo de até dez dias para que ele, em seguida, possa acionar a seguradora ou o Juizado Especial Cível.

Fonte: CNSeg