Transporte escolar com segurança: vamos ficar atentos!

A volta às aulas pode trazer muitas novidades para as crianças, entre elas, começar a ir sozinho para a escola. Veja algumas dicas que podem ajudar a escolher um bom transporte escolar para os filhos ou reforçar as orientações de segurança para aqueles que irão andando para o colégio.

No caso das vans e ônibus escolares é importante observar se o veículo possui autorização do Detran para exercer o transporte das crianças e se o motorista possui habilitação na categoria D. Além disso, o veículo deve ter uma faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” em toda a extensão das partes laterais e traseira e todos os bancos devem ter o cinto de segurança em perfeitas condições de uso.

O ideal é que os pais orientem os filhos para que eles permaneçam sentados durante todo o tempo e não esqueçam de colocar o cinto de segurança assim que entrarem no veículo. Brincadeiras e outras atitudes que podem tirar a atenção do motorista devem ser evitadas.

Para os pais cujos filhos farão o percurso à pé, a dica é ensinar a criança a andar na rua com algumas orientações simples como olhar várias vezes para os dois lados antes de atravessar a rua e continuar atento enquanto atravessa. Usar a faixa de pedestres sempre que possível. Mesmo com o sinal fechado, aguardar para ter certeza de que todos os carros irão parar. Alguns motoristas imprudentes “furam” o sinal e podem colocar a segurança da criança em risco.

Outra boa dica é fazer o trajeto junto com o filho nos primeiros dias, sinalizando todos os pontos em que ele deve prestar atenção, para que ele já fique mais familiarizado com o caminho.

Educação é muito importante. Também no trânsito!

Fonte: Portal Viver Seguro no Trânsito | Seguradora Líder