Manutenção periódica não é despesa, é investimento em segurança!

Para garantir a sua segurança na hora de conduzir o veículo é necessário checar o bom funcionamento do mesmo periodicamente. A manutenção não deve ser encarada como despesa e sim como um investimento em segurança. Por isso devemos estar sempre de olho em itens como pneus, freios, faróis, limpadores de para-brisa e espelhos retrovisores.

Os pneus devem estar em perfeitas condições e calibrados corretamente, ou seja, quando notar que estão ficando desgastados, é hora de trocar. A parte elétrica do veículo precisa estar funcionando perfeitamente. Os espelhos retrovisores, internos e externos, precisam estar limpos, firmes e regulados para uma posição que permita uma boa visibilidade pelo motorista. É importante verificar também o funcionamento dos limpadores de para-brisa, que devem estar sempre limpos e sem poeira. Cheque o reservatório de água e também a borracha das paletas.

Além disso, o bom funcionamento do veículo também é importante para quem vai passar pela vistoria do DETRAN, que checa a qualidade de diversos itens que atestam se o carro está apto a circular com segurança. Alguns pontos vistoriados são:

- Faróis: alto e baixo;
- Freios;
- Câmbio e marcha ré;
- Sinalizadores: sinais e emergência (pisca-pisca ou alerta);
- Emissão de gases: será medida a quantidade de CO2, entre outros gases emitidos pelo cano de descarga;
- Pneus;
- Limpadores de para-brisa;
- Esguicho do lava para-brisa funcionando (é importante encher o reservatório)
- Estado geral: Ferrugem, peças, amortecedores e suspensão;
- Extintor de incêndio dentro do prazo de validade.

Faça a sua parte! Dirija seguro e tranquilo!

Fonte: Viver Seguro No Trânsito