Inexperiência é uma das principais causas de acidentes. E, no feriado, todo cuidado é pouco!

Uma das principais causas de acidentes nas estradas é a falta de experiência dos condutores. A imperícia – falta de habilidade ou ausência de qualificação técnica, seja teórica ou prática – acontece em razão de possível treinamento inadequado do condutor ou da falta de prática de direção.

As condições para trafegar em estradas são diferentes das encontradas em ruas e avenidas de centros urbanos. Para evitar maiores riscos, o condutor inexperiente deve fazer a sua primeira viagem acompanhado por uma pessoa mais experiente, que pode orientá-lo durante o trajeto. Se não for possível, o motorista deve trafegar com a máxima cautela, sempre respeitando os limites de velocidade e as regras de ultrapassagens.

A imperícia, a negligência e a imprudência são as principais causas do grande número de acidentes em estradas. Mas os condutores também podem encontrar condições ruins de tempo e das próprias estradas. Por isso, recomendamos a todos os nossos leitores que irão viajar nesse feriado de Páscoa, que o façam com muita segurança. De 2010 para 2012, a quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em acidentes ocorridos neste período registrou um aumento de 53,2%, pulando de 2.655 para 4.070. Em 2012 foram registrados mais de mil acidentes por dia.

Mais expostas a acidentes, as motocicletas estão no topo das indenizações pagas em acidentes ocorridos durante a Semana Santa de 2012, representando 72,4% de todos os benefícios destinados às vítimas, dados que preocupam, segundo o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier. “Analisando o comportamento de indenizações pagas em acidentes ocorridos durante a Semana Santa de 2006 a 2012, o número de benefícios por invalidez permanente pagos a motociclistas aumentou em 277%,” afirma Xavier.

Os homens foram os mais indenizados durante o feriadão. Eles receberam 72% das indenizações pagas. A faixa etária com maior incidência de acidentes foi a de 18 a 34 anos, totalizando 54,3% dos pagamentos. Entre os horários com maior número de acidentes estão o anoitecer, entre 17h e 19h30, para caminhões, motocicletas e automóveis. Para ônibus e micro-ônibus, o período da noite, entre 20h e 23h59, foi o horário com mais sinistros.

Feliz Páscoa! Se viajar, um ótimo retorno!

Fonte: Blog Viver Seguro No Trânsito