Eduardo Dal Ri reflete sobre as mudanças no seguro de automóvel

Mais de 100 pessoas compareceram nesta sexta-feira (19) ao auditório da Escola Nacional de Seguros , em Porto Alegre, para assistir à palestra do executivo Eduardo Dal Ri, presidente da Comissão de Seguro de Automóveis da Fenseg e diretor da carteira de Automóvel da SulAmérica Seguros. No evento, promovido pelo Sindseg-RS, o palestrante apresentou uma visão do novo cenário do seguro de automóvel no Brasil. “As seguradoras se especializaram, criaram produtos inovadores e melhoraram seus processos para atender às expectativas do consumidor”, explicou.

Segundo ele, a tendência vem sendo percebida há cerca de 10 anos, quando os clientes começaram a observar a diferença entre cada seguradora. “O mercado está mais maduro e as seguradoras estudam o cliente para oferecer o produto mais adequado”, complementou. Outra afirmação contundente foi sobre o seguro para a nova classe C. “A classe C não compra seguro de auto porque é caro”, garantiu.

Segundo ele, a migração da classe D para a C aumentou o consumo de produtos da linha branca e incentivou seguros como de vida e saúde. Mas, em automóvel, não houve crescimento e não haverá a curto prazo, mas sim quando houver uma migração da classe C para a B ou A, que consomem esse seguro. Outro assunto abordado pelo diretor da SulAmérica foi a legalização do uso de peças usadas no reparo dos veículos. Segundo ele, as seguradoras não têm como usar esses produtos, até porque estimularia o aumento da criminalidade em roubo de veículos.

Ele informou que há falta de peças hoje no Brasil, principalmente para veículos cujas montadoras são da Coreia ou México, atrasando a entrega dos carros aos segurados. Salientou também que as companhias terão que rever sua cadeia de valor, investindo em qualidade nos serviços e na relação com as oficinas. Para finalizar, Dal Ri destacou que influenciar a cadeia de valor é a forma mais eficiente de garantir a qualidade do produto.

Fonte: Fenseg