Livro sobre potencial mineiro será lançado em junho

O livro “Mercado de Seguros em Minas Gerais – Potencial de Crescimento” será lançado no dia 4 de junho, terça-feira, às 17h30, no auditório do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg-MG/GO/MT/DF), em Belo Horizonte. O trabalho é de autoria de Kaizô Beltrão, doutor em Estatística pela Princeton University, e sua equipe. Na ocasião, Kaizô, que também é pesquisador e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ), irá apresentar a obra.

Concebida para servir de guia para estratégias das companhias de seguros na região, a publicação traz uma compilação das variáveis econômicas, socioculturais, demográficas e espaciais da região e do País, e as analisa sob a perspectiva do setor de seguros, apontando os nichos com maior chance de desenvolvimento. Acompanha o livro aplicativo que permite estimar o tamanho de cada mercado e visualizar a distribuição espacial dos potenciais consumidores, a partir dos dados do Censo 2010.

“Apesar de o ofertante do produto ser o seu melhor conhecedor, arriscamos afirmar que os produtos de baixa renda, atendidas as peculiaridades da população-alvo, devem ser direcionados para as áreas do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. Por outro lado, os de alta renda devem focar a população das áreas Metropolitana de Belo Horizonte, do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, destacando-se que nesta última há maior concentração de população idosa”, lembrou Kaizô.

Outro dado que os pesquisadores observaram foi o fato de a área Metropolitana de Belo Horizonte apresentar valores mais positivos para os fatores relacionados à alta renda e ser uma área com baixa alienação de imóveis. Ali, a população ou é proprietária ou há grande quantidade de imóveis alugados.

“Na hipótese de imóveis locados, um importante produto a ser desenvolvido é o seguro-fiança. Outra possibilidade que desponta é a opção por aquisição de imóveis financiados através da alienação fiduciária, o que importaria em um nicho para os produtos financeiros”, ressaltou.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (31) 3271-0770 ou através do e-mail sonia@sindsegmd.com.br. O evento tem entrada gratuita.

Fonte: Escola Nacional de Seguros