Rio ganha centro internacional de pesquisa sobre sustentabilidade

Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 24, durante seminário na Coppe/UFRJ, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, também denominado de "Centro Rio+", uma parceria do governo brasileiro, o PNUD e a ONU.

Contando com representantes nacionais e internacionais de universidades, empresas e sociedade civil, o Centro Rio+ pretende facilitar a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável, além de desenvolver projetos voltados ao fortalecimento da “economia verde” no mundo.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a expectativa é que esse modelo de trabalho possa integrar sociedades e governos na busca de soluções que visam o bem-estar das pessoas e do planeta.

"A riqueza deste centro está em buscar a diversidade de pensamentos, construir uma convergência de ideias e projetos, e influenciar todos aqueles que tomam decisões em torno do bem-estar da população. Esta é uma grande oportunidade de integração mundial", disse a ministra.

Ela ressaltou também que os quatro primeiros temas que serão discutidos são as questões do clima, a erradicação da pobreza, a concepção de cidades e o desenvolvimento sustentável, sempre de olho nas agendas sociais e econômicas.

O Centro Rio+ teve um financiamento de US$ 4,5 milhões oriundos da Conferência Rio+20. O Rio foi escolhido entre várias cidades estrangeiras pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que também fez a seleção e a contratação do pessoal. A nova instituição conta ainda com o apoio de 25 parceiros, como o BNDES e a Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: CNseg