Arrecadação da Previdência Complementar cresce 18,64%

O mercado de previdência complementar aberta arrecadou R$ R$ 8,1 bilhões em novas contribuições em maio de 2013. O montante de novos recursos que ingressaram no sistema é 18,64% aos R$ 6,8 bilhões registrados no mesmo mês do ano anterior. Com o resultado, a carteira de investimentos do sistema alcançou o patamar de R$ 357,3 bilhões, alta de 21,38% na comparação com os R$ 294,3 bilhões registrados no mesmo mês em 2012.

Segundo os dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), que representa 22 seguradoras e 13 entidades abertas de previdência complementar no país, a previdência privada aberta conta atualmente com 12.625.282 de contratos ativos e 95.140 pessoas já usufruindo os benefícios (aposentadoria, pecúlio, pensão, renda por invalidez e renda a menores).

Frente a maio de 2012, a carteira de investimentos do VGBL, modalidade indicada para quem declara o IR pelo modelo simplificado, obteve melhor desempenho com alta de 27,30%, passando de R$ 179,1 bilhões para R$ 228 bilhões. Já o PGBL, recomendado para os participantes que declaram o IR pelo formulário completo, cresceu 11,06%, no período e registrou R$ 76,3 bilhões. Por fim, a carteira dos planos tradicionais passou de R$ 46 bilhões para R$ 52,5 bilhões, alta de 14,29%.

Por tipo de produto

Na análise por produto, os planos individuais foram o destaque, com arrecadação de R$ 7,3 bilhões, volume 20,88% superior ao mesmo mês do ano anterior. Os planos para menores registraram aportes de R$ 142,9 milhões (R$ 155,3 milhões em maio de 2012), e os planos empresariais, por sua vez, contabilizaram R$ 623,6 milhões em novos depósitos. Em maio do ano passado, foram R$ 605,4 milhões.

Ranking das Empresas – Carteira de Investimentos (R$ 357,3 bilhões)

A Bradesco Vida e Previdência liderou o ranking no período com 32,72% do total das reservas; Itaú Vida e Previdência (24,18%); BrasilPrev Seg. e Previdência (21,06%); Zurich Santander Seg. e Prev. (5,93%); Caixa Vida e Previdência (5,70%); HSBC Vida e Previdência (3,16%); Icatu Seguros (1,99%); Sul América Seg. e Previdência (1,22%); Safra Vida e Prev. (1,04%); Porto Seguro Vida e Prev. (0,68%). As demais entidades somam, no total, 2,31% da Carteira de investimentos.

Provisões

As provisões (recursos acumulados pelos titulares dos planos do sistema de previdência complementar aberta) apresentaram saldo de R$ 346,4 bilhões e alta de 21,55%, em maio de 2013. No mesmo período do ano anterior, as provisões totalizaram R$ 285 bilhões. As provisões do VGBL tiveram o crescimento mais expressivo no período (alta de 27,30%), passando de R$ 179,1 bilhões para R$ 228 bilhões.

As provisões dos planos PGBL cresceram 11,10%, no período, passando de R$ 68,6 bilhões para R$ 76,2 bilhões. As reservas de planos tradicionais, por sua vez, passaram de R$ 36,7 bilhões para R$ 41,7 bilhões, no período, alta de 13,70%.

Com relação a market share, os planos VGBL mantiveram a liderança no volume de provisões entre os planos de caráter previdenciário, com 65,82% do total, seguidos pelos PGBL, com 22,02% do volume total de provisões, enquanto os planos tradicionais contaram com 12,05% do volume total de provisões. Outros produtos – incluindo os FAPI - completam a equação, com 0,11%.
Resultado acumulado (jan/mai)

Na avaliação do acumulado o mercado de previdência somou R$ 33,4 bilhões, um crescimento de 23,98% em relação aos R$ 26,9 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. A arrecadação dos planos individuais registrou alta de 28,73% na soma dos primeiros cinco meses de 2013, com depósitos de R$ 29,9 bilhões. Os planos empresariais acumularam R$ 2,7 bilhões (R$ 2,8 bilhões no acumulado do ano passado), e os planos para menores R$ 711,3 milhões, em relação aos R$ 781,7 milhões do mesmo período em 2013.

Fonte: CNseg