Os carros com mais seguros contratados pela internet

Um levantamento da corretora de seguros online EscolherSeguro mostrou que o campeão de seguros contratados em seu site entre janeiro e maio deste ano foi o Fiat Palio, e não o Volkswagen Gol, carro mais vendido do país. A marca Fiat, aliás, foi a mais segurada pelos motoristas que contrataram o seguro para seu veículo pela internet. Na lista dos dez carros mais segurados no site estão também o Renault Sandero e o Honda Civic, que sequer figuram na lista dos dez mais vendidos do Brasil no primeiro semestre.

Os resultados partiram de uma base de dados de mil consumidores que fecharam o seguro pelo site após cotarem os preços em 24 seguradoras. Na opinião de Pieter Lekkerkerk, sócio-diretor do site, apesar de ser o mais vendido, o Gol não lidera o ranking por ser um modelo mais visado por ladrões e, por isso, com um seguro mais caro. "Os dois modelos que lideram o ranking, apesar de serem menos vendidos que o Gol, têm um preço de seguro mais acessível", afirma Lekkerkerk.

Para ele, a presença de Renault e Honda no top dez surpreendeu. Segundo o sócio da EscolherSeguro, por serem marcas com menos presença no mercado que Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen, não recebem tanta atenção de seguradoras. O proprietário, diz Lekkerkerk, acaba sendo favorecido pelo sistema das corretoras online, que permitem a cotação de seguros em várias seguradoras e a contratação daquela com o melhor custo-benefício para o seu veículo.

A faixa etária que mais contratou seguros no site durante os cinco primeiros meses do ano foi aquela entre 26 e 35 anos, representando 45% dos proprietários que fecharam negócio. O segmento mais jovem e "conectado" de 18 a 25 anos representou apenas 13% das contratações, inferior aos segmentos de 36 a 45 anos (22%) e de 46 a 65 anos (18%).

Para Lekkerkerk, como o seguro é mais caro para a faixa etária mais nova, que também ainda tem renda modesta, muitos jovens simplesmente deixam de fazer seguro. "Como aqui apenas o seguro DPVAT é obrigatório, os jovens até chegam a cotar, mas não chegam a contratar o seguro, por causa do preço", explica o sócio da corretora online.

As corretoras de seguro online vêm se proliferando e permitem ao usuário cotar diversos tipos de apólices em várias seguradoras, a fim de encontrar o melhor custo-benefício e contratá-lo muitas vezes online mesmo. "Há muita diferença entre os preços dos seguros. Às vezes o seguro mais caro custa mais que o dobro do mais barato. A pesquisa traz esse benefício aos clientes", diz Lekkerkerk.

Fonte: Exame