Seguros de pessoas crescem 20,48% e acumulam R$ 12,7 bi no 1º semestre

O mercado de seguros de pessoas arrecadou R$ 12,7 bilhões no primeiro semestre de 2013, aumento de 20,48% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No mesmo período, as seguradoras pagaram aos clientes R$ 2,9 bilhões em indenizações, volume 5,01% maior que o verificado no primeiro semestre de 2012, segundo a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que representa 74 empresas que comercializam produtos de seguros de pessoas e previdência complementar aberta.

O seguro viagem, que cobre morte e invalidez decorrente de acidentes extravio ou perda de bagagens, despesas hospitalares e médicas de turistas no Brasil e no exterior, foi o produto que apresentou maior crescimento relativo no período. A modalidade arrecadou R$ 44 milhões e obteve alta de 68,81%.

Outro produto que registrou forte crescimento relativo no período foi o auxílio funeral, que prevê cobertura, em caso de falecimento, das despesas com o sepultamento do segurado. O seguro somou R$ 126,7 milhões e registrou expansão de 59,62%.

O seguro de vida, produto com maior volume em prêmios no segmento, também obteve um bom resultado no primeiro semestre. Registrou um aumento de 18,66% e arrecadou R$ 5,5 bilhões, seguido por acidentes pessoais, que apresentou expansão de 11,27%, totalizando R$ 2,3 bilhões em prêmios.
Resultado no mês de junho

Na avaliação mensal, o mercado de seguros de pessoas registrou R$ 2,4 bilhões em prêmios e cresceu 37,49% em relação a julho de 2012. O seguro viagem também apresentou crescimento expressivo no primeiro semestre com R$ 8,8 milhões e alta de 92,2%. Já o auxílio funeral apresentou crescimento de 65,6% no volume de prêmios e arrecadou R$23,4 milhões.

O seguro prestamista, proteção financeira comercializada pelas seguradoras, principalmente, em parceria com redes de varejo, teve aumento de 57,06% totalizando R$ 722,9 milhões. Por fim, o seguro de vida teve alta de 35,07% e arrecadou R$ 982,9 milhões, e acidentes pessoais somaram R$ 447,3 milhões (alta de 24,46%).

Fonte: CNseg