Polícia Civil desbarata quadrilha que fraudava Dpvat no Maranhão

Três advogados e dois corretores de seguro envolvidos em fraudes no seguro Dpvat foram presos em operação deflagrada, nesta quinta-feira (22), no Maranhão, por equipes da 10ª Delegacia em Regional de Imperatriz e das Superintendências de Polícia Civil do Interior (SPCI) e Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE). O esquema, segundo as investigações, funcionava há mais de cinco anos.

As prisões foram por força de cinco mandados de prisão preventiva e Busca e Apreensão, expedidos pelas 3ª e 4ª Varas Criminais de Imperatriz. Os mandados de Busca foram cumpridos nas residências e escritórios dos integrantes da quadrilha. Nos escritórios foram encontrados laudos falsos e indícios de falsificação. Cerca de 300 vítimas já foram identificadas.

Segundo as investigações, uma funcionária do Instituto Médico Legal (IML), Isabel de Fátima Alves Sousa, fazia as adulterações dos laudos, que eram repassados aos corretores encarregados de aliciar vítimas. Na sequência, eles repassavam os laudos assinados aos advogados para requerer as indenizações.

Em 2011, a funcionária do IML, que era terceirizada e prestava serviços na Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), foi afastada e voltou ao órgão de origem, Secretaria de Estado de Saúde (SES), onde exercia a função de técnica de enfermagem. Ela está foragida. O delegado informou que há indícios de que ela esteja fora do País.
Detidos. Foram presos durante a operação policial os seguintes suspeitos: Terêncio Alves Guida Lima, advogado, detido no Parque da Lagoa; Dulcila Severa Costa Lima, advogada, preso no centro de Imperatriz; Samira Valéria Davi da Costa, advogada, em uma residência no centro de Imperatriz; Parsondas Guedelha Gomes Torres, corretor, detido no bairro Bacuri; e Francisco das Chagas Cruz Rego, corretor, detido no município de Davinópolis.

Fonte: CNseg