Dos carros mais seguros do mundo, veja quais estão no Brasil

Veja os carros testados por entidade americana especializada que são considerados os mais seguros e vendidos no Brasil, ainda que com origem diferente.

O Insurance Institute for Highway Safety, organização americana sem fins lucrativos mantida por seguradoras de carros, finalizou, recentemente, os testes de alguns modelos de carros considerados pequenos, vendidos nos Estados Unidos. Mesmo repletos de airbags, apenas um deles foi considerado seguro em todos os testes: o Honda Civic.

Os crash tests realizados pela IIHS envolvem uma batida frontal mediana, um batida lateral, um capotamento, uma batida traseira e uma batida frontal pequena (no canto do veículo). Este último teste – uma batida frontal que pega só 25% da dianteira – é o derradeiro de cada categoria, e é nele que os modelos têm mais dificuldade de passar. Neste ano, uma série de SUVs pequenos não conseguiram nota alta nesse crash test.

O teste de batida frontal pequena replica o que acontece a um carro que bate apenas o canto com outro veículo ou objeto a 64 km/h, bem como a seu motorista, representado por um boneco de testes. Ocorre que os carros que vão mal no crash test de batida frontal pequena deixam o motorista bastante vulnerável a ferimentos graves. Segundo a IIHS, essas batidas de canto são responsáveis por 25% dos ferimentos graves e fatalidades dos acidentes com batidas frontais nos EUA.

A seguir, você vai ver os carros, cujos modelos estão (ou estarão) disponíveis no mercado brasileiro, que foram considerado os mais seguros pela IIHS em 2013 até agora. Não são exatamente os mesmos modelos vendidos por aqui, uma vez que as origens dos veículos são diferentes. No entanto, a partir desses testes já dá para ter ideia do que pode vir por aí em termos de segurança, e como cada montadora lida com a questão.

Ford Focus Categoria: Carros Pequenos Modelos testados: 2013/2014 Sedan e Hatch Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Honda Civic Categoria: Carros Pequenos Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Hyundai Elantra Categoria: Carros Pequenos Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Ford Fusion Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Honda Accord Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013 4 portas Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Kia Optima Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Nissan Altima Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Subaru Legacy e Outback Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013/2014 (testes válidos para ambos os modelos) Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Volkswagen Passat Categoria: Carros Médios de Preços Moderados Modelos testados: 2013 construído após outubro de 2012 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Mitsubishi Outlander Categoria: SUV pequeno Modelos testados: 2014 Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Mitsubishi Outlander Sport Categoria: SUV pequeno Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Aceitável Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Subaru Forester Categoria: SUV pequeno Modelos testados: 2014 Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Volvo XC60 Categoria: SUV de luxo médio Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Volvo S60 Categoria: Carros de luxo Modelos testados: 2013 Frente (batida no canto): Bom Frente (batida mediana): Bom Lateral: Bom Teto (capotamento): Bom Traseira (segurança da cabeça): Bom

Para ganhar o selo “Top Safety Pick +”, o modelo deve ter passado por todos os crash tests e tirar conceito “bom” em pelo menos quatro deles. Os outros conceitos possíveis, em ordem decrescente, são “aceitável”, “marginal” ou “pobre”. O conceito deve ser considerado dentro da categoria do veículo, mas mantém-se a máxima de que carros mais robustos são mais seguros que carros pequenos.

Fonte: CQCS