Florianópolis é capital campeã em consumo alcoólico antes de dirigir

O percentual de pessoas que consomem bebidas alcoólicas em Florianópolis antes de dirigir é o maior entre as capitais brasileiras, aponta pesquisa. Cerca de 16% dos moradores admitem ingerir bebidas logo antes de se locomover de carro. O ranking é seguido por Palmas, com 15% e Teresina, com 11%. A cidade com menor percentual é Belém, com 4%.

Os dados são da pesquisa desenvolvida pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, que retrata os hábitos da população. Para esta pesquisa foram entrevistados 45.448 mil adultos em todas as capitais e no Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.

O percentual de entrevistados que admitiu ter consumido álcool em excesso (mais de cinco doses para homens e quatro doses para mulheres) nos últimos 30 dias foi de 21% em Florianópolis. A cidade foi a terceira colocada no ranking, ficando atrás de Teresina (22%) e Salvador (27%). 

Se dividido por escolaridade, o percentual maior de pessoas que dirigem após o consumo de álcool está entre aquelas que estudaram 12 anos ou mais, com 11,7%. Entre os que tem entre nove e 11 anos de estudo, o percentual é de 7,1% e entre pessoas com até oito anos de estudo é de 3,8%.

A mesma pesquisa aponta que 48,6% da população de Florianópolis está com excesso de peso. A capital de Santa Catarina acompanhou a tendência nacional, quando a frequência na população passou de 10,1% e 41,2%, em 2006, para 15,7% e 48,6%, em 2013. Para o ministro Alexandre Padilha, os dados apresentados servem de alerta para que toda a população controle o peso e inicie medidas de prevenção.

Fonte: G1