Drogas, remédios e direção: combinação perigosa

Dirigir é uma tarefa que requer total atenção do condutor, afinal, é preciso analisar a ação e reação correta antes de executar qualquer manobra. Por isso, substâncias que têm influência direta em funções cerebrais certamente afetarão seu desempenho. Muito se fala no álcool e em seus efeitos, mas medicamentos e drogas ilícitas, como maconha e cocaína, também formam uma perigosa combinação, se somada à direção veicular.

Além do uso das drogas ser prejudicial à saúde e proibido por lei no Brasil, ainda é um perigo ao motorista, passageiro e pedestre por conta de seus diversos efeitos. Os entorpecentes podem causar perda de reflexos, dificuldade para calcular tempo e distância entre outro veículo, perda do tempo de reação a uma situação adversa, agitação, agressividade, entre outros.

A atenção total ao volante também exige cuidado antes de tomar medicamentos. Alguns remédios podem causar sonolência e até redução dos reflexos. Ansiolíticos, antialérgicos, hipnóticos e inibidores de apetite estão na lista daqueles que devem ser evitados antes de dirigir. Infelizmente, muitos não se preocupam em guiar o veículo sob efeito de remédios. Caminhoneiros são um bom exemplo, já que utilizam estimulantes para dirigir horas na estrada sem precisar dormir.

O alerta foi dado: drogas e medicamentos não devem ser misturados à direção. Apoie esta ideia em favor do trânsito seguro. 

Fonte: Viver seguro no trânsito