Alerta para muita chuva

BLUMENAU - Uma reunião da Defesa Civil hoje de manhã analisará a previsão do tempo para os próximos dias e as expectativas de quanta chuva deve cair sobre a cidade. Ontem, a Epagri/Ciram indicou que pode chover 200 milímetros, quase o dobro de chuvas esperadas para todo o mês, até domingo. De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, é a partir deste encontro que serão montados esquemas de emergência, se houver necessidade.

– Nós não temos muito o que fazer antes de começar a chuva, só durante. Temos de esperar para ver essa situação de chuva forte e contínua se configura no fim de semana e dentro do que vai ocorrer, colocamos nosso planejamento em prática – explica o diretor da Defesa Civil, Telmo Duarte.

Segundo Duarte, em um primeiro momento, o foco são os deslizamentos. Toda a equipe da Defesa Civil estará de sobreaviso durante o fim de semana. Em Brusque, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estarão com a equipe de plantão 24 horas a partir de hoje.

O Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb fará plantão durante o fim de semana para monitorar os níveis do Rio Itajaí-Açu, da chuva nas 16 estações telemétricas do Vale e nas cinco localizadas em Blumenau. De acordo com o meteorologista do Ceops, Hélio dos Santos, a chuva forte vai ocorrer devido ao deslocamento de uma frente fria que está passando pelo Rio Grande do Sul e deve chegar a Santa Catarina entre hoje e amanhã. Conforme explica Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, com a chuva do início da semana, os rios ficaram com níveis mais altos e o solo está encharcado. Se esta frente fria viesse num período seco, o impacto seria menor do que se está esperando. A maré alta no Litoral, associada ao vento de Sudeste, também deve dificultar o escoamento da água da chuva para o mar, contribuindo com alagamentos nas regiões de Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul. A partir de segunda-feira, o sol volta a aparecer gradativamente no Estado.

Setembro é um dos meses com maior concentração de chuva em Santa Catarina no ano e a maior durante o inverno. Apesar de na primeira quinzena do mês ter sido registrada pouca precipitação, desde segunda-feira os índices aumentaram. (Colaborou Priscila Sell)

COMO ENFRENTAR A CHUVA
- Quem mora em áreas alagáveis deve acompanhar os alertas da Defesa Civil sobre o nível dos rios. E procurar os abrigos municipais em caso de enchente.
- Para quem vai viajar, a PRF recomenda não pegar a estrada à noite nem debaixo de chuva forte. É importante verificar as palhetas do limpador de para-brisa e andar com os faróis ligados, mesmo durante o dia. Se estiver chovendo, vá mais devagar.
- A população que mora em regiões costeiras deve estar atenta. A previsão meteorológica para a variação do volume das marés não é favorável ao escoamento da água. Há risco de alagamentos no período de maré alta, hoje e amanhã.
- Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Portas e janelas devem ser fechadas.
- Quem mora em área de risco, próximo a morros e encostas, deve estar atento à formação de rachaduras ou indícios de escorregamento. Ao primeiro sinal, as pessoas devem sair de casa e procurar abrigo.
Fonte: Fontes: Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de SC, Frederico de Moraes Rudorff; Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 Fonte: ClicRBS