Programa instala 20 coletores de lixo eletrônico em Florianópolis

Podem ser descartados computadores, monitores, celulares, baterias, entre outros
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Telefones celulares que há tempos não completam ligações e peças de computador obsoletas terão destino correto a partir da próxima segunda-feira, em Florianópolis. Nos seis terminais urbanos e no Parque de Coqueiros, 20 contêineres funcionarão como postos de coleta exclusivos de lixo eletrônico.

O programa Recicl@í reforça a Semana do Lixo Zero, que segue até domingo no município, e será permanente. A proposta é ensinar a população a destinar os dejetos eletrônicos e facilitar o acesso aos pontos de coleta. Todo material recolhido será destinado ao Centro de Reciclagem Tecnológica (Certec), instalado em Palhoça.

O local hoje é a referência no Estado em processamento de lixo eletrônico e recebe, a cada mês, 24 toneladas de materiais somente da Grande Florianópolis. Mas a maioria dos 27 pontos de coleta (veja todos no mapa abaixo) está instalada dentro de centros comerciais, supermercados e associações. Embora não tenha projeções, o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Jefferson Fonseca, estima que nos locais de maior circulação o recolhimento dos materiais se amplifique:

– Os eletrônicos têm vida útil de dois a cinco anos. É um tipo de material que as pessoas guardam em casa e não sabem como descartar. Ou descartam no lugar errado.

Além da secretaria, o programa é promovido pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI), responsável pelo Certec, e pela Câmara de Vereadores. Segundo a gerente da Ouvidoria da secretaria, Mercê Souza, na primeira fase não serão aceitos eletrodomésticos, eletroeletrônicos nem pilhas. Panfletos, cartazes e ações nas escolas também reforçarão a campanha educativa.

Pontos devem ser ampliados no futuro

Os 20 pontos de coleta serão testados para ser ampliados no futuro. Conforme o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Edinho Lemos, tramita um projeto de lei que regulamentará o serviço e o tornará contínuo. Uma vez por semana, caminhões da Comcap passarão para recolher o material e entregá-lo ao Certec.

No centro de triagem, cerca de 10% dos materiais são recuperados e transformados em novos equipamentos, usados em trabalhos de inclusão digital. O restante é desmontado. Os fragmentos – cobre, alumínio, ferro, plástico, ouro – são vendidos a empresas que receberam certificação dos órgãos ambientais.

Lixo eletrônico degrada o meio ambiente

Placas e circuitos eletrônicos contêm metais tóxicos como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, prejudiciais ao meio ambiente.

– Sujeito a chuvas e trovoadas, as toxinas dos materiais infiltram no solo, atingem o lençol freático e podem contaminar mananciais – explica o presidente do CDI em Santa Catarina, Heitor Blum.

O lançamento do Recicl@í ocorreu ontem, na Câmara de Vereadores de Florianópolis, onde estão disponíveis dois coletores.

DESTINO DOS ELETRÔNICOS

Equipamentos aceitos

- Computador (CPU)
- Notebook