Comissão de Microsseguros discute pesquisa com ferramenta PACE

A reunião da Comissão de Microsseguros e Seguros Populares (CMSP) da CNseg, ocorrida nesta quinta-feira, 24, aprofundou a discussão para a implantação do projeto de pesquisa com a ferramenta PACE, que compara os preços do seguro em relação a produtos similares de outros mercados (formais ou informais) de gestão de risco. O encontro contou com a presença do representante da Microinsurance Inovation Facility da Organização Internacional do Trabalho (MIF/OIT), Miguel Solana, e da representante da EA Consultants, Vanina Vincensini. A ferramenta PACE está sendo desenvolvida pela CNseg, em parceria com a OIT, estando a implantação a cargo de consultores da EA Consultants.

No encontro, o representante da MIF destacou o interesse da OIT em promover o seguro como mecanismo de proteção da renda e propriedade dos trabalhadores ao redor do mundo. E, em consequência, avaliou positivamente a criação da ferramenta PACE nesse sentido. A seu ver, esta avaliação considera quatro dimensões: produto, experiência, acesso e custo. Foi destacado o potencial dessa ferramenta para a CNseg e para as empresas participantes do projeto lançado no Brasil, porque proporciona um diagnóstico preliminar do mercado brasileiro de microsseguros (que está em seu início), além de considerar também outros produtos voltados para a população de baixa renda (os chamados massificados).
Além da pesquisa com a ferramenta PACE, o projeto conduzido pela EA Consultants também envolve o mapeamento das iniciativas de educação financeira das empresas brasileiras e a elaboração de uma estratégia para que a CNseg lidere os avanços nesse nicho.

A representante da EA Consultants apresentou o cronograma de trabalho e agradeceu às empresas participantes (Capemisa, Zurich, Allianz, Liderança Capitalização, Bradesco Seguros, Aplub Capitalização e Icatu). Vanina Vincensini aproveitou para exortar outras seguradoras a ingressarem no projeto.
Ainda na reunião, discutiu-se a continuidade e reformulação do Projeto Estou Seguro, para ampliar sua abrangência. Isso porque os integrantes da Comissão acreditam que o Projeto Estou Seguro tem condições de abordar não só o microsseguro, mas assuntos de seguros em geral. A ideia é contratar agências especializadas em comunicação para apresentar propostas de continuidade do projeto.
No fim da reunião, o presidente da Comissão de Microsseguros e Seguros Populares, Eugênio Velasques, aproveitou para entregar à CNseg e ao consultor Miguel Solana placas em homenagem à primeira apólice de microsseguro vendida pela Bradesco Seguros.

Fonte: CNSeg