Dicas do SID: Dicas que Fazem a diferença!

Atitudes simples podem contribuir - e muito - para evitar o desperdício de água, e servem para toda família. As informações são do encarte Dia da Água do Jornal de Santa Catarina.

1) Na cozinha, a dica mais importante está na hora de lavar a louça. Feche a torneira para ensaboar os pratos, talheres e panelas. Se você deixar a torneira aberta por 15 minutos, lá se vão 117 litros de água. Com cuidado, a economia é de até 90 litros.

2) Na hora de lavar as roupas, verifique se você tem peças suficientes para ligar a máquina. Não lave uma por vez. Uma lavadora com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros. Outra dica sustentável é reutilizar a água para a limpeza de áreas externas. Mãos à obra!

3) Não puxe a descarga sem motivo e nem deixe a criançada brincar no banheiro. Modelos de vasos sanitários mais antigos, por exemplo, gastam de dez a 14 litros por descarga. Os fabricados a partir de 2001 gastam em média seis litros.

4) O chuveiro consome de 135 a 243 litros de água em 15 minutos. Deixe de bobeira e diminua o tempo debaixo do chuveiro para cinco minutos. E feche o registro ao ensaboar ou passar xampu. Você pode diminuir o consumo para apenas 45 litros.

5) Uma torneira um pouco aberta pode gastar 3,5 litros de água por minuto. Então se a preguiça bater e você optar por usar a máquina de lavar louças, espere até ter peças suficientes para encher o equipamento. Uma lavadora com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água.

6) Fique de olho nos vazamentos de água. Preste atenção até nas manchas de umidade da parede. Elas podem significar que problema com a caixa-d’água. Fique ligado ainda nas goteiras das torneiras. De gota em gota, podem ser desperdiçados até 46 litros de água por dia.

7) É possível economizar até mesmo na hora de lavar frutas e verduras. Deixe os alimentos de molho em um recipiente com água e uma colher de sopa de cloro ou água sanitária durante 15 minutos. A fruta fica limpinha e você evita a água escorrendo pelo ralo.

8) Os moradores de prédios e condomínios fechados também precisam ficar atentos às áreas públicas das construções. Se o consumo de água está alto, peça ao síndico uma revisão nas instalações hidrossanitárias e que os consertos dos vazamentos sejam feitos imediatamente. Sugira ainda instalar equipamentos de baixo consumo, como torneiras automáticas e econômicas.

9) Você sabia que ao utilizar um copo de água são necessários pelo menos outros dois copos de água potável para lavá-los?

10) Lembre-se ainda de que a água é essencial para a geração de energia no Brasil. O País utiliza cerca de 25% de seu potencial hidrelétrico, que se concentra principalmente na região amazônica.

11) Na hora de regar as plantas, prefira um regador. Se escolher a mangueira, você pode gastar até 180 litros em dez minutos.

12) Descubra a fonte de desperdício o mais rápido possível e resolva o problema.

Para complementar, acesse os vídeos do mascote SID sobre Dia Mundial do Meio Ambiente e Nunca jogue lixo no chão, e faça a diferença com pequenas atitudes.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.