Colombo e Dilma anunciam duplicação da BR-280

início dentro de, no máximo, 30 dias (Foto: Jaqueline Noceti/Secom)

Em ato em Brasília, na última terça-feir a(3), o governador Raimundo Colombo e a presidente Dilma Rousseff participaram do ato de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Os investimentos chegam a quase R$ 1 bilhão.

"É um dia muito especial para Santa Catarina. A duplicação da BR-280 vai trazer segurança, agilidade e eficiência para toda a população. É uma obra estratégica, que vai contribuir com o desenvolvimento de todo o Estado, permitindo uma maior integração entre os nossos portos e atendendo às demandas que surgem com os novos investimentos em andamento na região", afirmou o governador Raimundo Colombo.

A obra completa compreende três lotes, que juntos somam R$ 972,5 milhões em investimentos, garantindo a duplicação de 74,6 quilômetros de rodovia, com 31 viadutos, quatro pontes, duas passarelas e dois túneis. Nesta terça-feira, foram assinadas as ordem de serviço de dois lotes (lotes 2.1 e 2.2).

O primeiro lote também já foi licitado, mas como uma das empresas derrotadas entrou com recurso, é preciso responder ao pedido da empresa antes da assinatura da ordem de serviço do trecho. A expectativa é de que o caso seja resolvido nos próximos dias. De qualquer forma, as obras nos outros dois lotes podem ter início de forma independente do primeiro.

Os trabalhos na estruturação dos canteiros dos lotes 2.1 e 2.2 começam agora e as obras terão início dentro de, no máximo, 30 dias. O cronograma prevê a conclusão de duplicação dos três lotes em cerca de três anos.

"Quando estive em Santa Catarina, em novembro, junto ao governador Raimundo Colombo, inauguramos um novo berço do Porto de São Francisco do Sul, que vai permitir a ampliação no movimento de carga. Ao produzir esse movimento, nada mais justo do que se olhar agora para a questão de acesso ao porto. E a duplicação dessa rodovia vai melhorar não só o fluxo de mercadorias, como também o de pessoas. Estamos muito felizes em confirmar esse investimento", discursou a presidente Dilma.

"Todo esse esforço é resultado de uma parceria efetiva com o Governo do Estado de Santa Catarina, que tem sinalizado as obras mais importantes e a necessidade de rapidez nestas obras", acrescentou a presidente, ressaltando que já cobrou agilidade nas providências para que a ordem de serviço do lote 1 também possa ser assinada nos próximos dias.

Acompanharam o governador Colombo em Brasília, entre outras autoridades, os secretários de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; da Fazenda, Antonio Gavazzoni; e da Articulação Nacional, João Matos; os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner; deputados federais e estaduais; e prefeitos da região do Norte Catarinense.

Também participaram do evento o ministro dos Transportes, César Borges, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. "Essa é uma importante rodovia que já há algum tempo demanda a duplicação. Estamos tomando todas as ações para que o investimento garantido para estes três anos traga mais segurança, desafogue o trânsito e garanta um melhor acesso para o porto de São Francisco do Sul", afirmou o ministro Borges.

Fonte: Noticenter