Membro de Comissão da Fenacor prevê maior expansão do Seguro Garantia em 2014

O corretor e membro da Comissão de Crédito e Garantia da Fenacor, Luis Fernando Correia da Costa, avalia que o ramo teve bom desempenho em 2013. “Houve um crescimento de 35% até outubro. Na área de Garantia Judicial, a expansão foi mais significativa, por conta de grandes empresas e acordos de quitação de impostos com o governo, que exigiu essa modalidade de garantia”, conta Luís, que prevê resultados ainda mais positivos em 2014.

Nesse contexto, ele destaca o trabalho da Comissão de Crédito e Garantia da Fenacor, que participou da consulta pública da Susep para edição da Circular 477/13, promulgada em 30 de setembro e terá vigor a partir de 1º. abril do ano que vem. “É muito importante que a Fenacor realize esse trabalho. Temos a liderança do André Dabus e nos dia 3 de dezembro acontecerá a última reunião do ano”, acrescenta.

A nova regulamentação, segundo Luís Fernando, vai estimular o avanço do mercado, por meio de inovações como o prazo prescricional para reclamações trabalhistas. “Além do término do contrato, as seguradoras terão obrigatoriamente que cobrir o prazo de dois exigidos pelas legislações trabalhistas, mesmo que o contrato principal tenha findado”, aprofunda.

Ele defende que Seguro Garantia é mais vantajoso que caução em dinheiro e fiança bancária, pois o primeiro pode representar aporte muito elevado, da ordem de milhões de reais que muitas vezes o tomador não dispõe, e a segunda exige uma série de reciprocidades com os bancos, como aplicação financeira e saldo médio.

“O Seguro Garantia é mais maleável, não deixa de ser um seguro de crédito, mas com uma grande diferença. Por exemplo, quando um subscritor vai verificar um cadastro no banco, ele vai analisar e dar dinheiro àquele cliente, e quando um especialista analisa para a subscrição do Seguro Garantia, ele vai propiciar um papel que representa um crédito, além de ter preços mais vantajosos do que as taxas cobradas pelos bancos”, sustenta Luís Fernando, que está no mercado de seguros desde 1975, já foi executivo de seguradoras como Bradesco Seguros e Porto Seguro e hoje é titular da Profiseg Administradora e Corretora de Seguros, especializada em Seguro Garantia e com sede em Salvador/BA.

Fonte: SeguroGarantia.net | Pedro Duarte