Fides e BID fomentam o microsseguro na América Latina e Caribe

Uma das palestras realizadas no evento na cidade de Guadalajara

Em 2009, a Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram um acordo de cooperação técnica para implementação do projeto “Microsseguro para América Latina e Caribe”, com o objetivo de fomentar o microsseguro na região, incentivando o desenvolvimento de pilotos de produtos de microsseguros para população de baixa renda.

Dividido em três etapas, o projeto coordenado pela Fides teve início com a coleta e análise de dados sobre as experiências desenvolvidas pelas empresas do setor nos seis países selecionados (Bolívia, Brasil, Peru, Colômbia, México e Venezuela).

Em seguida, as seguradoras dos países envolvidos puderam inscrever os projetos que pretendiam desenvolver em relação ao tema, concorrendo a um financiamento, desde que contribuíssem com um aporte de mesmo valor. No Brasil, a seguradora contemplada foi a BB Mapfre.

A terceira parte do projeto “Microsseguro para América Latina e Caribe” envolveu a doação de U$ 50 mil para cada uma das associações membro da Fides dos países selecionados, para o desenvolvimento de ações ligadas ao tema. No caso da CNseg, o valor foi direcionado para a produção da Cartilha Estou Seguro, publicação relacionada ao Projeto Estou Seguro, de educação financeira, junto à comunidade Santa Marta, na Zona Sul do Rio de janeiro.

Rodolfo Ern, da Bradesco, durante sua apresentação

Os projetos contemplados foram debatidos em setembro, na cidade de Guadalajara, no México, durante o workshop Latino-Americano de Microsseguros, que também abordou a evolução do mercado de microfinanças global. A contribuição brasileira foi dada por meio da presença de Ricardo Tavares, representando a CNseg, e de Rodolfo Ern, da Bradesco Seguros, que apresentou a experiência da seguradora com os correspondentes bancários na distribuição de produtos.

Da esquerda para a direita: Pablo Ruiz, da FIDES; Ricardo Tavares, da CNseg; Véronique Faber,
da Microinsurance Network; Rodolfo Ern, da Bradesco Seguros, e, sentada, Maria Victória Saenz, do BID

Para que os participantes do evento pudessem conhecer mais detalhes dos projetos, foram elaborados documentos descritivos de cada um. Os interessados em conhecer os detalhes do Projeto Estou Seguro, poder acessar o texto relacionado clicando abaixo.

>> Documento descritivo sobre o processo de implantação da Cartilha Estou Seguro

>> Leia aqui a íntegra da cartilha Estou Seguro

Fonte: CNseg