OIT prevê desemprego estável na América Latina e no Caribe

Uma boa notícia para as seguradoras que atuam na América Latina e no Caribe foi divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e prevê estabilidade na taxa de desemprego na região até 2016. No relatório, divulgado nesta segunda-feira (20), a OIT informa que a taxa de desemprego na região foi de 6,5% no ano passado, pouco acima da taxa geral de 6%. No Brasil, a taxa ficou em 6,7%, no ano passado, segundo cálculo da OIT. Para 2014, a estimativa da organização é 6,6% e, até 2016, de 6,5% de desemprego entre os brasileiros.

Para a OIT, o desemprego mantém o viés de baixa na América Latina e no Caribe, tendo em vista que percentual chegou a 7,3% em 2010. A estimativa da organização é que, até 2016, o índice deve se manter em 6,5%. O estudo observa que o desemprego diminuiu, apesar de a atividade econômica ter crescimento abaixo do esperado na região, que teve crescimento de 2,7% no ano passado.

O relatório constata que os jovens ainda enfrentam muitas barreiras para entrar no mercado de trabalho: a taxa de desemprego entre eles é 13,6%, pouco mais do dobro da taxa geral. “As vagas mais precárias estão concentradas entre a população jovem”, destacou o estudo. 

Fonte: CNseg