Responsabilidade social em alta

Qualificação de jovens para o mercado de trabalho, conscientização de crianças e adultos para a importância da segurança no trânsito, e doação de livros. No ano passado, os programas de responsabilidade social da Escola seguiram contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e ciente de seu papel na comunidade.

O Amigo do Seguro, que capacita jovens matriculados em escolas públicas para estagiarem em empresas do mercado de seguros, atendeu mais de 320 alunos, de 17 cidades. Eles tiveram a oportunidade de assistir a aulas de língua portuguesa, conceitos básicos de seguros, atendimento ao público, noções de informática e orientação profissional.

Já o Se Essa Rua Fosse Minha, que ministra treinamento a professores da rede pública para adotarem em suas aulas temas relacionados à educação e segurança no trânsito, capacitou mais de 950 docentes, que multiplicaram a mensagem a cerca de 40.000 alunos do ensino fundamental, em cidades do Sul e Sudeste.

Outros dois projetos foram retomados em 2013: o Saber Seguro, que consiste na doação de livros técnicos publicados pela Escola a bibliotecas de sindicatos de corretores e seguradoras, e o Asas para Voar, que visa estimular o hábito da leitura entre os adolescentes ao doar livros infanto-juvenis a bibliotecas de escolas públicas.

Com o Saber Seguro, a Escola doou uma média de 40 livros aos acervos dos sindicatos dos corretores de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, e aos sindicatos das seguradoras de Santa Catarina, e Paraná e Mato Grosso do Sul. No total, as instituições receberam 361 obras.

Já o Asas para Voar beneficiou o Colégio Estadual Antonio Prado Junior, no Rio de Janeiro (RJ), e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Beck, em São Leopoldo (RS). Cada um recebeu uma média de 360 títulos, que incluíram desde autores clássicos, como Drummond de Andrade e Fernando Pessoa, aos campeões de audiência entre os jovens, como J. K. Rowling e George R. R. Martin.

Todas as iniciativas terão continuidade este ano. Mais informações sobre cada uma delas podem ser encontradas no www.funenseg.org.br/social.

Fonte: Acontece - Boletim Informativo da Escola Nacional de Seguros