Ata do Copom mostra inflação resistente este ano e acima da meta em 2015

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira pelo BC, mostra um cenário de piora da inflação, que está um pouco mais resistente do esperado neste ano e acima do centro da meta em 2015. Com isso, o BC está convencido do ritmo de ajuste da taxa Selic, ainda que admita que ocorra com defasagens. "O Copom pondera que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência, que, a propósito, tem se mostrado ligeiramente acima daquela que se antecipava", mostrou a ata.

A previsão do BC é de que a Selic fique constante na casa de 10%, o dólar em R$ 2,40, e a inflação acima da meta do governo, de 4,5% pelo IPCA este ano. Em 2015, a inflação deve permanecer acima da meta- o objetivo oficial do governo é de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. No ano passado, o IPCA fechou com alta de 5,91%, superando a inflação do ano imediatamente anterior.
Vale lembrar que, na semana passada, o ajuste da Selic foi um dos principais motivos, ao lado dos gargalos na infraestrutura, para justificar o crescimento menor da economia brasileira previsto pelo FMI. 

Fonte: CNseg