Empresa de SC lança copo descartável que se decompõe em 12 semanas

Miniplast deve produzir 10 milhões de unidades no primeiro semestre de 2014
Foto: Cynthia Vanzella / Agencia RBS

A catarinense Minaplast lança copo descartável compostável. Conforme a empresa fundada em 1977, em Urusssanga, é o primeiro produto desse tipo fabricado no Brasil. O produto, chamado de Green by Minaplast, usa como matéria-prima o ácido polilático (PLA), fabricado a partir de fontes renováveis como o milho e que, em usina, se decompõe totalmente em um prazo de 12 semanas.

No primeiro semestre deste ano serão produzidos 10 milhões de copos com capacidade para 200ml e 300ml. A distribuição do produto será gradativa, iniciando em março por grandes redes varejistas do sudeste do Brasil. A matéria-prima empregada no Green é da marca Ingeo, importada dos Estados Unidos e não utiliza petróleo em sua composição. Como o ácido polilático não tem resistência ao calor, os copos compostáveis só poderão ser utilizados para servir bebidas frias ou geladas.

O diretor da empresa, Hemerson De Villa, acredita que mesmo dependendo de matéria-prima com custo até 40% maior que a necessária para a produção de copos descartáveis comuns, o produto é viável e representará uma nova fase para a Minaplast, com foco na inovação.

— Quando iniciamos os testes em 2008 esta mesma matéria-prima custava o dobro do valor da matéria-prima tradicional. Em 2012, retomamos os testes e fizemos as adaptações necessárias nos equipamentos para a produção do Green — explica.

Fonte: Jornal de Santa Catarina