Blumenau é líder no ranking de geração de empregos

O município é o primeiro em geração de empregos em SC e o sétimo no ranking nacional. Ao desconsiderar as capitais do país, Blumenau fica em segundo lugar (Foto: Eraldo Schnaider).

O Ministério do Trabalho e Emprego acaba de divulgar os Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, novamente, o saldo de Blumenau é positivo. Como no ano passado, o município é líder do ranking estadual de geração de empregos, com 4.777 registros movimentados. Somente em fevereiro, foram admitidos 10.601 empregados contra 7.593 demitidos, o que gera um saldo superior a três mil empregos. O número é 7,5% maior que o registrado no mesmo período em 2013.

Entre os ramos que mais geraram vagas, destaque para a Indústria de Transformação, que fechou o período com 1.499 empregos. Na administração pública foram 724 empregos gerados e no comércio foram outras 274 vagas preenchidas. O ramo da construção civil fechou o período com 260 empregos, número próximo aos 246 empregos na área de serviços.

O aumento na geração de empregos já é frequente, e a diferença positiva também foi registrada no ano passado. Em 2012, o saldo total de empregos em janeiro e fevereiro foi de 3.636, enquanto no mesmo período de 2013 foram gerados 4.245 empregos. Neste ano, Blumenau gerou 1.125 postos de trabalho a mais do que gerou há dois anos e 516 a mais do que no ano passado, 2013.

Na média de janeiro e fevereiro, Blumenau gerou 10,3% dos empregos de Santa Catarina. Os outros 89,7% dos postos de trabalho, conforme os dados do Caged, se dividem entre as outras 294 cidades do Estado, sendo que Joinville, com 4.450 empregos e Fraiburgo, com 2.425 novas vagas, completam o ranking dos três primeiros.

Além de ser a cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina, Blumenau também ocupa uma boa posição no ranking nacional: o 7º lugar. Desconsiderando as capitais, o município ocupa o 2º lugar, ficando apenas atrás da cidade de Franca, em São Paulo. No Brasil, o saldo de geração de empregos foi positivo, com 111,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Fonte: www.noticenter.com.br