47% dos brasileiros já tiveram um familiar morto ou ferido no trânsito

Estudo encomendado pela Fundación Mapfre Brasil, denominado “O Trânsito e o Brasileiro: A Segurança de Trânsito no Brasil”, foi desenvolvido para identificar e conhecer o que pensam os brasileiros sobre segurança de trânsito.

De acordo com o levantamento, 20% dos entrevistados estiveram envolvidos em acidentes de trânsito; quase a metade (47%) já teve um familiar morto ou ferido no trânsito; em uma escala de 0 a 10, a nota média da segurança no trânsito foi 4,6; os brasileiros entrevistados relacionam o trânsito a “caos”, “congestionamento”, “engarrafamento”, “perigo”, “violência”, “acidente”; as vias urbanas são de má qualidade, com nota média de 4,4; a percepção das calçadas também é muito ruim, com nota de 3,4; nove em cada 10 entrevistados afirmaram que os motoristas não respeitam os pedestres e ciclistas e que 80% não respeita as leis de trânsito; a formação dos condutores no Brasil não tem qualidade e a educação de trânsito praticamente não existe.

Segundo a Mapfre, “nunca havia sido realizada no Brasil uma amostragem, com base científica e estruturada, que pudesse concentrar essas informações.” A pesquisa teve como base para amostragem um total de 1419 pessoas, maiores de 18 anos, e cidadãos de todo o país, e será apresentada na Fundação Getúlio Vargas (Unidade Berrini) na próxima quinta-feira, dia 29, em São Paulo.

Fonte: CQCS