O efeito do álcool passa, mas a culpa ficará pra sempre!

O número de veículos nas ruas vem crescendo de forma abusiva no país, resultando em um alto número de acidentes de trânsito. Mas além desse aumento na frota, outro fator está contribuindo excessivamente para esse tipo de tragédia: a imprudência e a negligência dos condutores que insistem em dirigir embriagados.

A ingestão de álcool, mesmo que em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos. Nestes casos o condutor costuma dirigir em zigue-e-zague e jogar o carro para o acostamento ou até atravessar para a outra pista, momento que ocorre a maioria dos acidentes fatais.

Apesar de já existir campanhas e frases como ‘’Se beber, não dirija’’ continua, infelizmente, existindo a falta de bom senso de alguns motoristas que insiste em unir o álcool e direção, o que acarreta em inúmeros acidentes.

Na maioria das vezes as colisões são frontais com outros veículos e atropelamentos de pedestres nas calçadas e pontos de ônibus. Estes casos não são fatalidades, e sim situações que poderiam ter sido evitadas caso os motoristas não desrespeitassem as leis de trânsito e, principalmente a vida.

As pesquisas apontam que boa parte dessa porcentagem de acidentes, são os jovens os mais envolvidos. Eles têm mais acesso ao álcool hoje que há 10 anos, e grande parte deles inicia com a bebida muito cedo.

Todo alerta e cuidado é pouco, se para muitos, o álcool está associado à festa e alegria, para tantos outros está associado diretamente à dor, tristeza e perdas irreparáveis.

São poucas as pessoas que conseguiriam dormir a noite após tirar a vida de inocentes. Nunca dirija sob efeito de bebida alcoólica. Tem muita coisa que podemos evitar e este tipo de acidente é uma delas. Tome cuidado e divirta-se com moderação!

Assista ao vídeo, produzido pela ONG Trânsito Amigo, na TV SindsegSC sobre a perigosa combinação de álcool e direção.

Este texto faz parte do programa Cultura da Convivência, idealizado pelo SindsegSC em 2013 com o objetivo de trazer dicas que estimulam o respeito e o bom senso em situações do dia a dia no trânsito das cidades. As dicas são divulgadas no Portal SindsegSC e ficam também disponíveis no menu SindsegSC / Responsabilidade Social e Ambiental / Trânsito – Conscientização.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, previdência e Capitalização em Santa Catarina