Trânsito: Uma união de motoristas, ciclistas, pedestres e animais domésticos

Você sabia que o trânsito não é composto somente por veículos?

Essa é o tipo de pergunta que os motoristas deveriam se fazer antes de sair de casa. Muitos condutores esquecem que em uma via pública estão presentes também os pedestres, ciclistas e os animais domésticos. 

Grande número de crianças e adolescentes morrem ou ficam com alguma deficiência física porque se envolvem em acidentes com carros, ônibus, motos ou outros veículos. Segundo as pesquisas, no Brasil, morrem mais crianças e adolescente por causa do trânsito do que devido a qualquer doença.

Muitas pessoas, no trânsito, pensam apenas em si mesmas. Mas, na rua, precisamos ser solidários e nos preocupar com a segurança de outras pessoas também. A paz no trânsito somente é possível quando trabalhamos em equipe.

‘’Olha o carro’’, ‘’Cuidado ao atravessar’’ e ‘’Obedeça o sinal’’ é umas das frases mais ditas e ouvidas pela população. Afinal, desde pequenos aprendemos com os mais velhos que o trânsito é perigoso. No entanto, na medida em que crescemos vamos nos acostumando com os perigos. Então, nos descuidamos até passarmos por alguma situação de risco ou até sofrermos um acidente, o que denota ser uma atitude totalmente errada.

Por isso que devemos respeitar não só as leis, mas os nossos companheiros de estrada. A segurança no trânsito depende de cada um de nós. Somos todos responsáveis pelos acidentes e suas consequências. Portanto, precisamos nos esforçar para tornar o trânsito mais seguro, obedecendo às normas de trânsito. Não porque seremos punidos, mas porque disso depende a sobrevivência de motoristas, ciclistas e pedestres.

Para complementar, a Seguradora Líder DPVAT criou um vídeo que identifica as principais causas de acidentes no trânsito. Clique aqui para visualizá-lo ou acesse a TV SindsegSC e assista a outros vídeos

Este texto faz parte do programa Cultura da Convivência, idealizado pelo SindsegSC em 2013 com o objetivo de trazer dicas que estimulam o respeito e o bom senso em situações do dia a dia no trânsito das cidades. As dicas são divulgadas no Portal SindsegSC e ficam também disponíveis no menu SindsegSC / Responsabilidade Social e Ambiental / Trânsito – Conscientização.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina