Saiba mais sobre a apólice de seguro

Preenchimento correto da apólice e escolha da cobertura são essenciais para não ficar desprotegido A compra do primeiro carro ou a troca por um modelo mais novo é uma satisfação pessoal para muitos brasileiros. Mas, para o sonho não virar pesadelo, recomenda-se que essa compra seja acompanhada pela contratação de um seguro. Sabendo disso, vamos te explicar em detalhes como funciona esse tipo de proteção, que pode ser válida apenas para o seu carro ou também cobrir eventuais acidentes envolvendo outros veículos. É importante saber que, no Brasil, o seguro de automóveis se divide em dois grupos: o DPVAT, seguro obrigatório de danos pessoais, e o seguro facultativo, tradicionalmente conhecido como “seguro de automóvel”, que é contratado pelo dono do veículo em uma empresa seguradora, preferencialmente com o auxílio e a orientação de um corretor de seguros.

Ao contratar esse serviço, o segurado recebe a apólice, documento emitido pela seguradora que comprova a proteção do veículo. Nela estão descritos os direitos e as obrigações tanto da seguradora quanto do segurado. Caso ocorra alteração de qualquer dado descrito na apólice, como endereço, o corretor deve ser informado imediatamente para fazer a mudança e garantir a validade do seguro.

A apólice estipula o prêmio, que é o valor pago pelo segurado para ter direito ao seguro em caso de acidente de trânsito, furto ou roubo do veículo, dependendo da cobertura contratada. Esse prêmio pode ser pago à vista ou parcelado. A apólice também determina o valor ou o percentual da franquia – o dinheiro que você paga para que a seguradora libere o pagamento dos reparos na oficina. A apólice pode, ainda, determinar valores de indenização para danos materiais e/ou corporais de terceiros, caso o segurado seja o responsável pela batida. É aconselhável contratar coberturas do tipo RCF (Responsabilidade Civil Facultativa), que prevêem o ressarcimento por danos a terceiros.

Nunca é demais destacar que o preenchimento correto da apólice é essencial para você não correr riscos de estar descoberto no momento em que mais precisa. Trataremos deste assunto na próxima coluna.

Fonte: Sindesg SP