Celular não só afasta pessoas como pode tirá-las da sua vida para sempre!

O verdadeiro luxo em pleno século 21 é conversar sem celulares. Cada vez mais o celular está fazendo parte do nosso dia a dia. A maioria dos brasileiros acorda e a primeira coisa que fazem é verificar as mensagens que trazem as novidades da madrugada. Na hora do almoço, os smartphones também os acompanham, enquanto você ergue uma mão com o garfo, a outra está grudada com o seus dedos no teclado do aparelho, esquecendo muitas vezes que a comida é bem mais saborosa a que ficar com um celular nas mãos ou no ouvido.

O que era pra aproximar as pessoas de longa distância está afastando quem está do seu lado todos os dias. Tanto os adolescentes quanto os adultos estão se viciando cada vez mais nessa nova forma de viver: grudados 24h por dia na tecnologia.

Além de afastar as pessoas e prejudicar nos relacionamentos, o uso predominantemente do aparelho pode acarretar acidentes gravíssimos.

Todos já ouviram e sabem que bebida e volante não combinam. Mas e direção e celulares?

A resposta é simples: Volante e celular é uma combinação arriscada e, hoje em dia é o fator primordial de distração, principalmente se o motorista estiver utilizando as mãos para discar ou enviar mensagens.

Dados Preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou Jun/14 com 275,7 milhões de celulares e 136,06 cel/100 hab. Ou seja, cada habitante possui no mínimo de dois a três celulares.

No país, o motorista que estiver em uma conversa, seja ela pelo fone ou viva voz, se for pego, poderá ser multado em R$ 85,13 e somar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No Brasil, segundo os noticiários, grande parte dos acidentes envolvendo jovens, a grande causa é o celular.

Diversas campanhas já foram criadas para que o número de vítimas desse mal uso diminua. E foi com esse propósito que o SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina desenvolveu a Campanha VIVA.

Com objetivo de alertar a população sobre o perigo do uso do celular e da bebida alcóolica no trânsito, a entidade criou através da E9 Comunicação imagens com momentos especiais e impactantes. Essas imagens estão sendo divulgadas em painéis rodoviários espalhados por todo o estado catarinense.

Além dos painéis, também estão sendo distribuídos panfletos e divulgação no portal com notas, alertas e imagens.

Portanto, a conduta mais segura que o motorista pode ter no trânsito é deixar o celular guardado na bolsa ou no porta-luvas. E lembre-se, se receber alguma ligação, procure um lugar correto para estacionar enquanto atende ao telefone. Escrever ou ler mensagens enquanto está ao volante é devidamente proibido.

Por fim, sua conduta serve como exemplo e modelo para as crianças e adolescentes e, além disso, atender ao telefone no trânsito pode não só colocar a sua vida em risco, mas a vida deles também.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina