Economia reage no terceiro trimestre

Dois indicadores divulgados nesta segunda-feira mostram que a economia brasileira reagiu no terceiro trimestre do ano, livrando-se da chamada recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração). O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), realizado pela Serasa Experian, avançou 0,2% no 3º trimestre de 2014 perante o 2º trimestre de 2014, já com os devidos ajustes sazonais, sinalizando o fim da recessão que marcou o primeiro semestre do ano.

Seus técnicos, contudo, destacam que o baixo dinamismo permanece, tendo em vista que, em relação ao mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2013), houve recuo de 0,1% na atividade econômica. O que fez que, no acumulado dos nove primeiros meses de 2014, a economia avançasse apenas 0,3% frente o período de janeiro a setembro de 2013.

Para economistas da Serasa Experian, apesar de positivo, o resultado do 3º trimestre ainda foi de fraco desempenho da atividade econômica. Tal dinâmica é decorrente de um quadro conjuntural adverso que vem prevalecendo sobre a economia brasileira, caracterizado por: taxas de juros elevadas, inflação escapando do limite superior da meta, reduzido grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial.

Outro indicador que demonstra a recuperação foi divulgado pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve crescimento de 0,4%, dessazonalizado em setembro. Foi a terceira alta consecutivo do indicador, que crescera 0,27% em agosto e, em julho, 1,5%. No acumulado do ano, contudo, o aumento é pífio, de 0,01% e de 0,6% nos últimos 12 meses. O IBC-Br é tido como uma prévia do PIB, apurado pelo IBGE, e reúne informações de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Fonte: CNseg