Lei de Armando Vergilio vai reduzir o preço do seguro

A "Lei do Desmanche", como ficou conhecida a lei 12.977 - de autoria do então deputado Armando Vergilio, presidente da FENACOR - aprovada no primeiro semestre de 2014 no Congresso e, em seguida, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, entra em vigor em maio. "A expectativa é que o preço do seguro caia", diz o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas. 

De acordo com ele, essa queda poderá ser sentida a partir de 2016. "Ainda não dá para prever quanto o preço da cobertura vai cair, mas, na Argentina, onde há lei semelhante, houve redução de 50%." 

As empresas que trabalham com a desmontagem de veículos precisarão ter aprovação da Secretaria de Segurança para funcionar. Cada carro "desmanchado" terá as peças registradas, marcadas e incluídas em um banco de dados nacional. Assim, será possível saber a procedência, o que reduzirá o número de roubos de veículos que vão para desmanches (clandestinos). 

Os componentes usados serão revendidos para o mercado de reposição, o que deve reduzir o custo da manutenção. "Os de segurança serão encaminhados à fabricante do veículo, para que sejam remanufaturados. Em seguida, serão colocadas novamente à venda, com garantia", diz o especialista. 

Segundo a FenSeg, atualmente, 50% dos veículos roubados no país não são recuperados.

Fonte: FENACOR / O Estado de São Paulo