O papel da Campanha VIVA na educação no trânsito

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina sempre defendeu a educação e a segurança no trânsito, seja através de mensagens e notícias no portal, seja por projetos que trabalham mais exclusivamente esse assunto. Um dos exemplos de projetos de conscientização que o SindsegSC realizou, e ainda realiza  é a Campanha VIVA.

Atuante desde 2014, mantém até hoje a mesma ideologia, e segue forte para a realização de seu objetivo, que é melhorar a situação do trânsito catarinense através da educação. A campanha trabalha com a sensibilidade das pessoas ao espalhar mensagens impactantes, porém verdadeiras e emocionantes, das consequências da falta de respeito e conscientização no trânsito.

O alcoolismo e uso do celular ao dirigir são os principais temas da campanha, que propaga suas mensagens através de outdoors espalhados pelas rodovias de Santa Catarina. Dessa forma a campanha abrange grande parte do estado e das pessoas que sofrem com as consequências do descuido no trânsito, ou seja, motoristas, passageiros, motoqueiros, ciclistas, pedestres e etc.

Desde 2014, em seus três primeiros trechos, as peças publicitárias que carregam as mensagens da Campanha VIVA já passaram pelas rodovias entre as cidades de Lages, Otacílio Costa, Agronômica, Rio do Sul, Xaxim, Catanduvas, Chapecó, Faxinal dos Guedes, Curitibanos, Joinville, Piçarras, Biguaçu, Tubarão e Criciúma.

O 4º trecho da campanha inaugurou-se no dia 13 de março de 2015, e conta com os painéis distribuídos pela BR-470, próximos as cidades de Apiúna, Ascurra, Ilhota e Blumenau.

A Campanha VIVA está atualmente em seu último trecho, previsto para terminar dia 31 de maio de 2015. Para complementar a campanha, o Portal SindsegSC entrevistou Fabricio Cardozo, Diretor Secretário e Coordenador da Comissão Automóveis do SindsegSC.

Leia abaixo a entrevista na íntegra.

ENTREVISTA CAMPANHA VIVA
Personalidade entrevistada: Fabricio Cardozo
Cargo: Diretor Secretário e Coordenador da Comissão Automóveis do SindsegSC

1) Como coordenador da Comissão Automóveis, que mudanças  a comissão espera que a Campanha VIVA proporcione para o estado de Santa Catarina?
Fabricio Cardozo: Nossa expectativa é que a campanha proporcione redução nos índices de acidentes de trânsito, por meio da conscientização dos usuários que trafegam pelas estradas atingidas pela divulgação da campanha.

2) Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia constatou que 84% dos motoristas dirigem e falam, ou mandam mensagens no celular em quanto estão dirigindo.  Que tipos de mudança você propõe para tentar diminuir esses números?
Fabricio Cardozo: A principal motivação da campanha é a conscientização. É a única forma de reduzir esta estatística. Com as imagens divulgadas na Campanha VIVA, pretendemos atingir esse objetivo.

3) Em um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária consta que entre 2001 e 2012 o número de acidentes no trânsito cresceu 48%. Uma das maiores causas, segundo o Observatório, é a deficiência de formação dos condutores e a execução de políticas públicas planificadas por todo o território nacional. Em sua opinião é o principal erro dos condutores no trânsito atualmente?
Fabricio Cardozo: O principal erro é não seguir à risca as leis de trânsito. Alta velocidade, ultrapassagens em local proibido, álcool aliado a direção, são os grandes responsáveis pelas tragédias no trânsito.

4)As políticas existentes que regulam o tráfego de automóveis são suficientes para combater todos os problemas citados?
Fabricio Cardozo: Nosso código de trânsito é muito completo, e a fiscalização está aumentando (isso é bom para todos os usuários). Porém, não é somente com um código de trânsito eficiente que iremos resolver os problemas. Muitos problemas são estruturais, as estradas precisam de mais manutenção, e ampliação da malha viária para suportar o volume e o crescimento da frota.

5) Campanhas como a VIVA deveriam ser trabalhadas com mais frequência?
Fabricio Cardozo: Sim, deveriam existir mais campanhas com este objetivo, a fim de conscientizar todos os motoristas do perigo existente quando não respeitam as leis de trânsito.

6) Você acha que essas medidas (as que já estão sendo praticadas) tem ganhado atenção suficiente por parte dos condutores?
Fabricio Cardozo: Entendo que sim, pois o apelo inicial das imagens é impactante, ou remete a bons momentos com a família.

7) Você tem percebido mudanças de visão e de hábito das pessoas depois desse período de trabalho de conscientização?
Fabricio Cardozo: Sim, as pessoas refletem e tornam-se mais cautelosas após a visualização da campanha.

8)A Campanha VIVA está no caminho certo quanto às suas propostas na resolução desses problemas?  A Comissão tem algo relevante a acrescentar sobre este tema?
Fabricio Cardozo: Entendemos que toda forma de conscientização é válida. A cada dia as estradas estão recebendo mais veículos, a frota aumenta, o risco aumenta na mesma proporção. Educação, cautela, informação e conscientização, aliado aos investimentos necessários para melhorar nossas estradas, são as ferramentas para minimizar os problemas que enfrentamos no trânsito.

Fonte: Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina.