Principais lições da série Fatores de Risco

O Programa Transitando Seguro realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e com apoio do SindsegSC chega ao fim da série de vídeos “Fatores de Risco” com o lançamento  do terceiro vídeo na TV SindsegSC.

A série nos trouxe lições valiosas para a segurança no trânsito, práticas que muitas vezes não adotamos e que são fundamentais.

Qualquer estatística em relação ao trânsito brasileiro que você encontra atualmente trazem números assustadores da realidade com a qual convivemos todos os dias ao sair de casa. O maior objetivo cumprido pelos vídeos da série foi nos alertar que a segurança também depende de nossas práticas diárias, e na verdade, é o que evita a maioria dos acidentes.

Como a série nos mostra, a palavra “acidentes” não é tão bem empregada quando se trata do trânsito, pois o que acontece é na maioria das vezes responsabilidade nossa e não um acidente aleatório.

Se um trânsito melhor depende de ações que todos nós podemos adotar, por que não praticá-las?

Pensando nessas ações coletamos aqui as principais dicas veiculadas nos três vídeos:

• Sempre sinalize suas intenções na via, seja com setas, sinais de braço, piscadas nos faróis, ou breve toques de buzina.
  • Sempre faça manutenção preventiva e revisão em seu veículo
  • Use o cinto de segurança
  • Respeite o limite de velocidade
  • Não fale ao celular ou troque mensagem quando estiver dirigindo
  • Nunca dirija quando estiver cansado, com sono, ou sobre efeito de medicamento que cause sonolência
  • Não dirija alcoolizado, planeje-se antes de beber. Leve algum amigo que se disponibilize a te levar para casa, pegue um táxi, ou utilize o transporte público.

Seguindo essas práticas você não estará somente garantindo a sua segurança, mais contribuindo para um trânsito melhor para todos.

Para assistir ao vídeo Fatores de Risco – parte 3, acesse a TV SindsegSC

Visualize aqui os dois primeiros vídeos.

Fonte: SindsegSC  - Sindicato das Seguradoras