Santa Catarina | Programação pronta em três cidades, que somam mais de 400 mil habitantes

Os municípios de BlumenauIndaial, ambos em Santa Catarina; e a cidade de São Lourenço do Sul (RS), que juntos somam mais de 430 mil habitantes, já confirmaram o calendário de atividades que vai marcar o Movimento Maio Amarelo.

As cidades prometem ficar coloridas de amarelo, em alerta e conscientização, contra a violência no trânsito. A programação é superdiversificada e existem atividades para todos os públicos e idades.

Blumenau: blitzes, palestras, caminhadas, passeio ciclístico e sirenaço

O Maio Amarelo em Blumenau promete ser agitado. As atividades começam no dia 30 de Abril, na Vila Germânica, durante a festa do Dia do Trabalhador; e prosseguirá por todo o mês. São oito dias de atividades e ações por toda a cidade.

Blitz educativas estão confirmadas para os dias 5 e 31 de maio, três palestras estão previstas, sendo uma voltada para os idosos; outra realizada na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a terceira acontecerá no SEST/SENAT; duas grandes caminhadas envolvendo o público em geral e estudantes estão programadas para os dias 24 e 26 de maio, um desfile de viaturas com sirenaço de diversos órgãos públicos promete chamar muito atenção e até uma caminhada com cães sequelados do trânsito será realizada. E a programação não para aí.

Blumenau promete ainda iluminar prédios e monumentos da cidade, além da Prefeitura, de amarelo. Confira todo o cronograma abaixo:

Dia 1º de Maio – sexta – Abertura oficial, na festa do Trabalhador, na Vila Germânica, com cobertura da imprensa do Estado.

2ª Feijoada dos Amigos pela Vida no Trânsito: promoção Isidoro Automóveis para o Maio Amarelo: duas ruas serão fechadas para o público que for conferir o simulador de moto, participar nos brinquedos infláveis destinados às crianças, conferir Exposição de Carros antigos, sorteios de brindes (CTB) e participar das ações com bafômetros descartáveis.

Dia 5 de maio – terça: Blitz educativa e desfile de escolares na Itoupava Central, com apoio do SEST/SENAT, SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Militar, Conselhos Comunitários de Segurança e Associações de Moradores (a confirmar).

Dia 9 de maio – sábado: Em comemoração ao Dia das Mães, distribuição de panfletos de autocuidados.

Dia 11 de maio – segunda: Palestra Maio Amarelo: Atenção pela Vida – com Márcia Pontes, na OAB.

Dia 24 de  maio – domingo, largada às 09h00: Caminhada pela Vida no Trânsito – Trajeto com saída da Praça da Prefeitura, público segue pela Beira-Rio e retorna à Prefeitura. Concentração às 8h30.

Dia 26 de maio – terça: Caminhada pela Vida – Maio Amarelo, com escolares, que vão aplicar multa moral nos pais e adultos que infringem as regras de trânsito.

Dia 30 de maio – sábado: Desfile do Maio Amarelo, com diversos órgãos de segurança pública: agentes e viaturas com sirenaço pela rua XV de Novembro, com agentes de trânsito, PM, Bombeiros, Polícia Civil e SAMU.

Dia 31 de maio – domingo:

2ª CÃOminhada Pela Vida no Trânsito: desfile será aberto com cães sequelados do trânsito. Haverá ambulância para as pessoas e desfile com ambulâncias para atendimento de cães atropelados, com veterinários, enfermeiros e profissionais do Centro de Atendimento aos Animais Atropelados e ONG’s de proteção animal. Expectativa de mais de mil cães.

Blitz Educativa por semana: SEST/SENAT, SAMU, Bombeiros, Polícias Civil e  Militar, Conselhos Comunitários de Segurança e Associações de Moradores (datas a definir).

Mobilização e panfletagem com barracas e tendas – na escadaria da Igreja Matriz, Centro de Blumenau

Palestra para idosos no trânsito - data a definir

Palestra no SEST SENAT – data a definir

Passeio ciclístico – data a definir

De acordo com os organizadores, mais de 30 mil panfletos e de cinco mil adesivos para bike, além de capacetes, entre outros, serão distribuídos.

Em Indaial (SC) – Além de caminhada, palestras e blitzes educativas

Em Indaial, uma caminhada abre o Maio Amarelo, no dia 6 de maio (quarta-feira), com início previsto para as 09h00. Blitzes e palestras integrarão as atividades no município; e, durante todo o mês, o Depto. Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin) fará palestras em escolas estaduais e municipais da cidade. Confira a agenda:

06/05, quarta – Abertura oficial no Município de Indaial, com caminhada, às 9h

08/05, sexta – Palestra para servidores do município (palestrante Andrade PMRV-SC

19/05, terça – Blitz Educativa Demuttin e Empresa Incofios, com distribuição de panfletos e orientação ao motoristas e pedestres;

29/05, sexta – Blitz Educativa, em frente ao Demuttin v, com orientações aos motoristas e pedestres e também distribuição de panfletos;

São Lourenço do Sul: previstas 56 palestras para 5 mil estudantes

O lançamento do Maio Amarelo, em São Lourenço do SUL (RS), será no dia 30 de abril, mas toda a programação vai ser intensificada ao longo do mês.

Já estão previstas 56 palestras com abordagem da prevenção de acidentes no trânsito em 56 escolas estaduais e municipais. Aproximadamente 5 mil alunos vão receber materiais do Movimento, entre eles: fitas para pulso (semelhantes às conhecidas fitas do Senhor do Bonfim), 10 mil panfletos serão distribuídos e adesivos com o laço do Maio Amarelo também vão marcar a ação.

Além disso, a Prefeitura da cidade criou vinhetas para veiculação do Movimento em toda a imprensa local.

Fonte: Maio Amarelo