Atenção nas estradas durante o Feriado de Tiradentes

Amanhã comemoramos o Dia de Tiradentes, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. A data é um dos feriados nacionais que comemoramos anualmente e, este ano, por cair em uma terça-feira, sabemos que muitos de nossos leitores aproveitaram para viajar.

Mesmo sendo um feriado com data fixa, podendo ou não resultar em um feriado prolongado, dados da Seguradora Líder-DPVAT apontam um alto número de acidentes no dia 21 de abril. Entre 2009 e 2014, as ocorrências envolvendo veículos automotores cujas indenizações foram solicitadas à Seguradora Líder – DPVAT cresceram principalmente entre as motocicletas, que aumentaram 224,3%, chegando a 895 solicitações no ano passado, para as três coberturas do Seguro DPVAT (Morte, Invalidez Permanente e Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares). Os casos de invalidez permanente para esta categoria de veículos, no mesmo período analisado, cresceram 325,3%, saindo de 174 e chegando a 740. E esses números ainda podem aumentar porque o pedido de indenização pode ser feito em até 3 anos.

Os motoristas são as principais vítimas dos acidentes no feriado de Tiradentes. De 2009 a 2014, houve um aumento de 244,9% de ocorrências para este tipo de vítima, alcançando 745 solicitações do Seguro DPVAT no último ano, sendo 40 para casos de morte.

Em todos os anos analisados, jovens entre 18 e 34 anos foram os que mais estiveram envolvidos nos acidentes de trânsito, sempre representando percentuais superiores a 50% das ocorrências. Em 2013, no Dia de Tiradentes, foram 967 sinistros envolvendo pessoas nessa faixa etária e, em 2014, 636.

Amanhã também é comemorado o Dia Nacional da Paz no Trânsito. Alertamos aos motoristas que dirijam com mais cautela, respeitando as leis de trânsito e assumindo comportamentos seguros. Os veículos devem ser revisados, especialmente pneus e freios. Os acidentes, na maioria dos casos, são provocados por atitudes imprudentes que podem ser evitadas em prol da vida e da segurança nas estradas. Faça a sua parte!

Fonte: Equipe DPVAT