Latin NCAP pede a montadoras mais rigor na segurança de crianças em carros brasileiros

O Latin NCAP está solicitando aos fabricantes de veículos no Brasil melhoramentos no critério segurança das crianças. A ação, intensificada na Semana de Segurança Viária, também chama os governos para que ampliem as exigências dos padrões de segurança veicular, especialmente o estímulo do uso de sistemas de ancoragens ISOFIX conforme regulamentação da ONU.

Desde 2010, o Latin NCAP avaliou a segurança de mais de 50 modelos de automóveis produzidos na América Latina. De acordo com o órgão, mesmo com os esforços de alguns fabricantes para fazer parte do clube das cinco estrelas no critério segurança de ocupantes adultos, faltaram ações para garantir a segurança infantil.

A baixa proteção proporcionada pelos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) puxam o baixo desempenho dos veículos neste critério. Somam-se a isso a incompatibilidade entre o SRI e o carro e até a instalação incorreta do equipamento. Conforme as estruturas dos carros se tornam mais estáveis, os sistemas de retenção para os bancos de trás também deve acompanhar o aperfeiçoamento para que as crianças tenham maior proteção, segundo o órgão.

“Uma das preocupações do Latin NCAP é a ausência de ancoragens ISOFIX na maioria dos modelos avaliados, a falta de um regulamento para que essas ancoragens sejam obrigatórias e a pouca oferta e custo elevado dos SRI com ISOFIX. As ancoragens ISOFIX são muito importantes para facilitar a instalação adequada dos SRI, levando em conta o baixo desempenho dos cintos dos SRI disponíveis, o escasso desenvolvimento do banco de trás dos modelos mais vendidos na região e partes muito limitadas, em que pessoas capacitadas podem ajudar à correta instalação de um SRI”, diz o órgão em nota.

“Também, há alguns fabricantes que melhoraram, substancialmente, e dão igual ou maior importância a segurança infantil em relação a de adultos, mediante o desenvolvimento de veículos para obter a avaliação máxima (cinco estrelas) quanto a proteção dos ocupantes infantis. Estes excelentes resultados foram alcançados pela VW com o Golf VII, e pela Seat com o Leon”, conclui.

Fonte: Radar Nacional