Caminhada pela conscientização no trânsito reúne dezenas de pessoas no Centro de Blumenau

Cerca de 40 pessoas participaram de uma caminhada no Centro de Blumenau, na manhã deste domingo, com objetivo de conscientizar motoristas e pedestres. O evento faz parte do Maio Amarelo, que tem uma série de programações voltadas durante todo o mês voltadas para a humanização do trânsito em todo o Brasil.

Os participantes se reuniram na Praça Victor Konder, em frente à prefeitura, e por volta das 9h seguiram em caminhada pela Rua XV de Novembro até a esquina com a Alameda Rio Branco.

Segundo a coordenadora do movimento em Blumenau, Márcia Pontes, o evento aconteceu em vários municípios do Brasil. A ideia é que o trânsito em todas as cidades seja humanizado, o que diminuiria o número de acidentes e mortes. Segundo dados apresentados pela organização do evento, a cada morte no trânsito em Blumenau, outras duas pessoas ficam paraplégicas e outras sete com sequelas.

— Podemos ser poucas pessoas aqui, mas vamos fazer nossa parte. Essas ações são de conscientização, mas precisamos pensar nisso todos os dias — afirmou.

Para ela, os municípios do Brasil, especialmente Blumenau, precisam melhorar muito a situação do trânsito. E ela pensa em metas ousadas:

— Não temos que ter como base 10 ou 20 mortes por anos. Precisamos trabalhar sempre no zero morte e zero acidente.

A programação do Maio Amarelo segue nos próximos dias com mais três eventos programados. Na quarta-feira, às 19h na sede da OAB, acontece uma palestra educativa sobre trânsito. No sábado tem um desfile no Centro com a participação de diversas entidades e que terminará com um ato ecumênico na escadaria da Catedral. E no domingo de manhã será realizada uma cãominhada que terá a presença de cachorros que sofreram acidentes de trânsito.

Fonte: Jornal de Santa Catarina