Especialista garante: brasileiro não sabe dirigir automóvel

Um pacote de sugestões para aperfeiçoar a luta contra os acidentes no trânsito será entregue nos próximos dias aos órgãos de fiscalização pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O objetivo é destacar as medidas que têm obtido resultados positivos, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
 
Em entrevista no programa Todas as Vozes, José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária afirmou que a maior parte dos acidentes ocorre pelo despreparo de nossos motoristas."É absurdo o número de acidentes que são provocados por nítida lacuna na formação dada pelas auto-escolas.  De um modo geral, o motorista brasileiro representa perigo constante", comentou o especialista, que reconheceu os avanços conquistados a partir da aplicação da chamada Lei Seca.
 
Promulgada em 2008, a chamada Lei Seca tem como objetivo reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, endurecendo as punições contra quem bebe e, em seguida, conduz automóvel.
 
Maio Amarelo é um movimento internacional para a redução do número de acidentes no trânsito. Ouça, no player acima, a entrevista completa.
 
O programa Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

Ouça o aúdio entrando no site da EBC Rádios

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária