Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 80 (1981-1990)

Esta década foi marcada pelos movimentos pró-abertura democrática, que acabariam levando à realização das primeiras eleições livres para Presidente da República após mais de 20 anos. Esse espírito parece ter influenciado várias ações do Comitê Local Catarinense de Seguros, que alterou a forma de gestão (1984), passando a Diretoria a ser composta por pessoas físicas.

Mas, sem dúvida, a coroação de todo o processo ocorreu em 5 de junho de 1990, quando foi aprovado em assembleia, a fundação do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de Santa Catarina.

Ações e destaques da década:

1981- aprovação do novo estatuto e, em apoio a FUNENSEG, início de uma série de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional (básicos de Seguros de Incêndio, Automóvel, Transportes e de habilitação de Corretor de Seguros). Também se intensificaram as atividades das Comissões Técnicas, sendo que o seguro de automóveis passava a ser representativo, e os roubos de veículos começaram a causar preocupação;

1984-1986 – Gestão de Antenor Vasselai

Quadro Diretivo Gestão 1984/1986

Antenor Vasselai

Vice-Presidentes
Orli Faggiani

1º Secretário
Pedro Aldo Campos (In memoriam)

2º Secretário
Henrique Wendhausen

1º Tesoureiro
Mauro Ribas Filho

2º Tesoureiro
Ralf Strube

1º Suplente
Valmor Nicolau Simas

2º Suplente
Marco Antônio Bressane

3º Suplente
Sérgio Passold

Conselho Fiscal
Marco Acildo Ferreira
Valter Francisco Borges
Heinz Brüske

Luiz Dalaguolo
Heitor Bento Alves

1985- certificado de registro do Ministério do Trabalho da Associação Profissional de Empresas de Seguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina;

1987- alteração da denominação para Comitê das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização do Estado de Santa Catarina;

1987-1989 – Gestão Pedro Aldo Campos (In memoriam)

Quadro Diretivo Gestão 1987/1989

Pedro Aldo Campos (In memoriam)

Vice-Presidente
 Gilson Luiz Zanini

1º Secretário
 Ralf Strube

2º Secretário
Antenor Vasselai

1º Tesoureiro
 Elói Depiné

2º Tesoureiro
Heinz Brüske

Walter Francisco Borges
 Orli Faggiani

Conselho Fiscal
Valdir Rosa Ferreira
Valmor Nicolau Simas
Gert Walter Meyer

Sérgio Passold

1989- fundação do Clube da Bolinha de Santa Catarina;

1990- Fundação do SindsegSC: Assembleia Geral Extraordinária sobre a fundação e legalização do denominado Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de Santa Catarina – SINDESESC. A ideia de fundação do Sindicato foi aprovada por unanimidade em votação na assembleia que ocorreu no dia 5 de junho de 1990. Na reunião também se deu a aprovação do Estatuto Social e a escolha de uma Diretoria Provisória;

1990- Eleição da primeira Diretoria Oficial do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de Santa Catarina, em 05 de outubro de 1990

Quadro Diretivo Gestão 1990/1993

Vice-Presidentes
 Ralf Strube – Pedro Aldo Campos (In memoriam) – Antenor Vasselai – Orli Faggiani

Diretores
 Luiz Carlos Néia – Valdir Ferreira Kersting – Heinz Brüske – Valmor Nicolau Simas – Sérgio Passold – Heitor Bento Alves – Lodi Maurino Sodré

Conselho Fiscal e Suplentes
 Valdir Rosa Ferreira – Marco Antonio C. Bressane – Zanelli Silveira Caldas – Valmor de Oliveira – Jaison Robert Heckert – Paulo Lückmann

Confira alguns dos acontecimentos nacionais que marcaram a época:

(Movimento Diretas Já diante do Congresso Nacional em Brasília, 1983-1984)

(Movimento Diretas Já)

(Tancredo Neves e José Sarney: Tancredo Neves é eleito, de forma indireta à presidência do Brasil. Porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidente José Sarney, 1985)

(Promulgação da Constituição brasileira de 1988
, em vigor até os dias atuais)

Não deixe de acompanhar o Portal no mês de junho para conhecer melhor a história do SindsegSC e o crescimento do Seguro no Brasil. Acompanhe fatos nacionais e acontecimentos marcantes do tempo de atuação do  Sindicato. Visualize as publicações especiais no campo notícias, no menu Serviços ou em nosso banner  Linha do Tempo.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras