Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 90 (1991-2000) - Parte 1

O período serviu para melhorar a comunicação do Sindicato com seus associados e a sociedade como um todo. Além disso, o período trouxe mudanças importantes para o desenvolvimento do seguro no âmbito nacional. Entre as ações empreendidas, destacam-se:

1991- Oficialização da filiação do SINDESESC à FENASEG.

1992- Fenaseg entrega “A carta de Brasília”. Documento institucional entregue ao Ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, por ocasião da posse da diretoria, em Brasília.

1993- Eleição da nova diretoria triênio 1993/1996 e posse no dia 04 de outubro de 1993, no Bela Vista Country Club.

Quadro Diretivo Gestão 1993/1996

Nelson Libardi
Luiz Dallagnolo
Ademir Fozzatti Affonso

1993 (13 de julho)  Aquisição e inauguração da nova sede social: salas 1001,1002 e 1003 do Edifício Catarinense, em Blumenau.

(Inauguração da nova sede social do sindicato, 1993)

1994- 1º Plano Setorial da Indústria de Seguros: O 1º Plano foi elaborado sob coordenação de Antônio Dias Leite e consultoria da McKinsey e Delphos (ação Fenaseg).

1994- Participação de representantes das seguradoras no Conselho de Administração do IRB (ação Fenaseg).

1994- Constituição da IAIS – International Association of Insurance Supervisiors (ação Fenaseg).

1995 - SINDESESC obtém o registro sindical pelo Ministério do Trabalho.

1996 - Com apoio da FENASEG, impressão e distribuição de 65 mil exemplares do Guia Seguros (encarte nos principais jornais do Estado).

1996- Emenda constitucional extingue o monopólio do Resseguro: A emenda constitucional nº13, de autoria do deputado federal Cunha Bueno, deu nova redação ao artigo 192 da Constituição Federal:“§ II: autorização e funcionamento dos estabelecimentos de seguro, resseguro, previdência e capitalização, bem como do órgão oficial fiscalizador”. A inclusão dos estabelecimentos de resseguro, que não constava no texto anterior e a exclusão de expressão “órgão oficial ressegurador”, firmaram a quebra do monopólio de resseguro até então vigente (ação Fenaseg).

1996 (14 de junho)-  Incêndio no Edifício Catarinense, XV de Novembro, Blumenau/SC, prédio onde se situa a sede do SindsegSC.

1996 - Resolução do CNSP regulamenta o PGBL-Plano Gerador de Benefício Livre (ação Fenaseg).

1996 - Sindicato com apoio financeiro da Fenaseg , fez a doação de 28 aparelhos de Etilômetro/Bafômetro à Polícia Rodoviária Federal, Estadual e aos Departamentos de Trânsito de algumas Prefeituras do Estado.

1996 (13 de agosto) - Eleições da Diretoria Efetiva e do Conselho Fiscal 10/Mar/1997, permanecendo na presidência Ademir Francisco Donini.

Quadro Diretivo Gestão 1996/1999

Henrique Furtado Arruda
Francisco F.V. Montanari
Alexandre Rosário da Silva

Não deixe de acompanhar a trajetória do SindsegSC durante todos esses anos de existência e inspiração para fazer do mercado de seguro catarinense o melhor que ele pode ser.

Confira a nossa Linha do Tempo no campo notícias, no banner na capa do portal ou no menu serviços.

Temos muito orgulho de você por nos ajudar a construir essa história!

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras