Observatório disponibiliza vídeo do Programa Encontro, com Fátima Bernardes

O diretor-técnico do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), Paulo Guimarães, destacou durante participação no Programa “Encontro”, com Fátima Bernardes, na Rede Globo, nesta quarta, dia 17, que as tecnologias são extremamente nocivas para o trânsito porque roubam a atenção, sobretudo dos jovens, que passam a ficar muito mais vulneráveis nas vias.

Ele destacou que ao atender o celular, por exemplo, toda concentração necessária para dirigir é destinada à tecnologia e os riscos passam a ser enormes. “37% da nossa concentração vai para o celular quando vamos atendê-lo”, explica.

Guimarães foi convidado a repercutir com a apresentadora os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que alertam para o crescimento do número de vítimas do trânsito, sobretudo jovens. Entre os jovens, a violência no trânsito já é a segunda causa de morte, ficando atrás apenas de homicídios, de acordo com a OPAS. No Brasil, a faixa etária de 18 a 24 anos representou 17% do total das vítimas fatais em 2013, que chegou a 42.291 pessoas.

Durante o programa, Guimarães destacou ainda que outro agravante para esse cenário está na formação dos motoristas. Ele defendeu que não temos bons exemplos e referências na infância, seja na escola ou na família, em relação ao trânsito. “Pais aconselham, por exemplo, o uso do cinto de segurança aos filhos, associando apenas às multas e não à preservação da vida. Nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o ensino também é equivocado e insuficiente e quando os motoristas passam por uma reciclagem, ela também não é a mais adequada”, afirma.

Vale a pena assistir à íntegra da participação, acesse o link: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/programa/v/celular-e-uma-das-principais-distracoes-de-jovens-ao-volante/4258713/.

Maio Amarelo

Nos bastidores do “Encontro”, Guimarães entregou uma camisa do Movimento Maio Amarelo à apresentadora. O Maio Amarelo é uma mobilização internacional em prol da segurança no trânsito que busca salvar vidas com conscientização e prevenção.

O ator Gil Coelho, que participou do programa e  atua na novela das 19h, I love Paraisópolis, com a personagem Lindomar, também deixou um depoimento para o movimento. Confira:https://www.facebook.com/maioamarelo/videos/vb.532139106894296/810835882357949/?type=2&theater

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária