Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 90 (1991-2000) - Parte 2

Na segunda metade dos anos 90, cresce a preocupação do Sindesesc em oferecer serviços na intenção de melhorar o mercado de seguros local e envolver os profissionais das seguradoras associadas com atividades relacionadas à educação, principalmente ligadas ao trânsito. A relação do Sindicato com a mídia e eventos em parceria com a Funenseg também são pontos de destaque.  Confira as ações mais importantes do Sindesesc e do mercado de seguros brasileiro na época:

1997 (30 de abril) - Disponibilização da sala 1004 para reuniões, cursos e encontros para as associadas.

1997 (12 de maio) - Reinauguração da Sede Social do Sindicato após o incêndio.

1997- Implantação do Sistema Nacional de Gravames –SNG:
O SNG possibilita a efetivação eletrônica da inclusão ou baixa de gravames financeiros, eliminando o trâmite e exame de documentação em papel. Estabeleceu-se como sistema de alta segurança pela sua capacidade de impedir fraudes  nos registros de gravames referentes aos contratos de Alienação Fiduciária, Arrendamento Mercantil (Leasing), Reserva de Domínio e Penhor de veículos (ações FENASEG).

(Participação do Sindesesc no lançamento do SNG em São Paulo)

1998 - Instalação do núcleo catarinense da FUNENSEG, com intensificação dos cursos, palestras e eventos, e parcerias com entidades públicas e privadas.

1998 (22 de abril) - Criação do Grupo de Trabalho Multifuncional do Sindesesc.

1998 (julho) - Sérgio Passold participa de audiência Fenaseg em Brasília, com a presença do presidente da Republica Dr. Fernando Henrique Cardoso, onde ele foi homenageado pelo sucesso de seu governo e em particular pela estabilidade econômica alcançada com a implantação e consolidação do Plano Real.

1998 - Criação do CRSNSP – Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização é o órgão colegiado, integrante da estrutura básica do Ministério da Fazenda, que tem por finalidade o julgamento, em última instância administrativa, dos recursos de decisões da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP (ações FENASEG).

1998 (28 de outubro)- Criação da Comissão de Estudos e de Registro de Sinistros Especiais Cerese.

1999 (maio) - Adesão à campanha de reurbanização da Rua XV de Novembro.

1999 (17 de maio) - Inauguração da Galeria dos Presidentes, dos quadros históricos do Comitê e Sindesesc  e homenagem ao Sr. Antenor Vasselai - Gestão 1984/1986.

1999 (14 de junho) - 1º Curso Técnico Catarinense de Seguros – Escola, Técnica Tupy de Joinville. Realização Sindesesc & Sincor/SC.

1999 (15 de junho) - Lançamento do Programa “Cultura do Seguro” Funenseg. Coordenadores do Sindesesc: Sr. Werner Holetz e Prof. Ignês Sevegnani.

(Programa Cultura do Seguro nas Escolas)

1999 (09 de agosto) - Realização do processo eleitoral do quadro diretivo, Gestão 1999/2002. A posse se realizou no dia 1º de outubro, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

Quadro Diretivo Gestão 1999/2002

Suplentes
Erotides Wollinger da Conceição
Caio Cezar Valli Junior

1999 (1º de junho) - Disque-Denúncia e Selo 190 (orientação aos segurados para prevenção e agilidade de comunicação em furtos/roubos de veículos). Foram distribuídos 1400 folders para a inserção em apólices, divulgação em jornais e entidades de classe.

1999 (28 de outubro) - Participação do Sindesesc no X Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros/SP.

1999/2000  - Participação do Sindesesc no programa “Seguros em Foco” (TV Galega).

1999/2000  - Apoio ao “Guia do seu carro” (encarte no Diário Catarinense).

1999 (dezembro) - Apoio juntamente com a Funenseg ao Seminário sobre Seguro Transportes, promovido pela ACTS – Associação Catarinense dos Técnicos em Seguros.

2000 (abril) – Participação de Antenor Vasselai, vice-presidente da época, no Talk Show realizado pela Funenseg.

2000 (21 de março) - Realização conjunta do Sindesesc e Sincor/SC do Evento sobre o Lançamento da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP em Santa Catarina.

2000 (14 de agosto) - O coordenador da comissão CERESE Sr. Paulo Lückmann relata à Diretoria sobre a aplicação de laudos em oficinas e concessionários de véiculos.

2000 (setembro) - Realização em conjunto com a FUNENSEG /SC  da palestra “Fraudes no Mercado de Seguros” ministrada pelo Sr. Pedro Paulo Negrini da CNIS – Cadastro Nacional de Informações e Sinistros.

2000 (setembro) - Sindesesc inicia sua participação no Grupo de Paz do SETERB.

2000 - I CONSEGURO - Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização no Rio de Janeiro. No evento o Sr. Sérgio Passold presidiu o workshop “Seguros de Riscos Patrimoniais – Perspectivas do Mercado Brasileiro”.

2000 - Circular da Susep cria valor de mercado referenciado no seguro automóvel.

2000 - Lei cria a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar e a Câmara de Saúde Suplementar (ações FENASEG).

2000 (05 de Junho) - Celebração do 10º aniversário da Fundação do Sindesesc e 76º aniversário (1924) de criação do Comitê Mixto de Seguros, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

2000- Criação e reformulação do site sindesesc.com.br

Site Antigo

Site Novo

Neste mês de junho, o SindsegSC Sindicato das Seguradoras completa 25 anos de existência, e 91 anos de Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros. Por isso estamos divulgando os acontecimentos mais importantes na criação e desenvolvimento dessa entidade por décadas no portal. Conheça agora a história que você ajudou a construir!

Acesse a Linha do Tempo no campo notícias, no menu serviço ou em nosso banner na capa do portal e conheça melhor a  trajetória do Sindicato,  que só é possível por causa de pessoas como você.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras