Século XX | Linha do Tempo SindsegSC: Década de 90 (1991-2000) - Parte 2

Na segunda metade dos anos 90, cresce a preocupação do Sindesesc em oferecer serviços na intenção de melhorar o mercado de seguros local e envolver os profissionais das seguradoras associadas com atividades relacionadas à educação, principalmente ligadas ao trânsito. A relação do Sindicato com a mídia e eventos em parceria com a Funenseg também são pontos de destaque.  Confira as ações mais importantes do Sindesesc e do mercado de seguros brasileiro na época:

 1997 (30 de abril) - Disponibilização da sala 1004 para reuniões, cursos e encontros para as associadas.

1997 (12 de maio) - Reinauguração da Sede Social do Sindicato após o incêndio.

1997- Implantação do Sistema Nacional de Gravames –SNG:
O SNG possibilita a efetivação eletrônica da inclusão ou baixa de gravames financeiros, eliminando o trâmite e exame de documentação em papel. Estabeleceu-se como sistema de alta segurança pela sua capacidade de impedir fraudes  nos registros de gravames referentes aos contratos de Alienação Fiduciária, Arrendamento Mercantil (Leasing), Reserva de Domínio e Penhor de veículos (ações FENASEG).


(Participação do Sindesesc no lançamento do SNG em São Paulo)

1998 - Instalação do núcleo catarinense da FUNENSEG, com intensificação dos cursos, palestras e eventos, e parcerias com entidades públicas e privadas.

1998 (22 de abril) - Criação do Grupo de Trabalho Multifuncional do Sindesesc.

1998 (julho) - Sérgio Passold participa de audiência Fenaseg em Brasília, com a presença do presidente da Republica Dr. Fernando Henrique Cardoso, onde ele foi homenageado pelo sucesso de seu governo e em particular pela estabilidade econômica alcançada com a implantação e consolidação do Plano Real.

1998 - Criação do CRSNSP – Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização é o órgão colegiado, integrante da estrutura básica do Ministério da Fazenda, que tem por finalidade o julgamento, em última instância administrativa, dos recursos de decisões da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP (ações FENASEG).

1998 (28 de outubro)- Criação da Comissão de Estudos e de Registro de Sinistros Especiais Cerese.

1999 (maio) - Adesão à campanha de reurbanização da Rua XV de Novembro.

1999 (17 de maio) - Inauguração da Galeria dos Presidentes, dos quadros históricos do Comitê e Sindesesc  e homenagem ao Sr. Antenor Vasselai - Gestão 1984/1986.

1999 (14 de junho) - 1º Curso Técnico Catarinense de Seguros – Escola, Técnica Tupy de Joinville. Realização Sindesesc & Sincor/SC.

 1999 (15 de junho) - Lançamento do Programa “Cultura do Seguro” Funenseg. Coordenadores do Sindesesc: Sr. Werner Holetz e Prof. Ignês Sevegnani.

(Programa Cultura do Seguro nas Escolas)

1999 (09 de agosto) - Realização do processo eleitoral do quadro diretivo, Gestão 1999/2002. A posse se realizou no dia 1º de outubro, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

Quadro Diretivo Gestão 1999/2002

Presidente   
Sérgio Passold

Vice-Presidentes
Antenor Vasselai
Alexandre Petrone Vilardi
Jonas Ambrósio Jacinto
Henrique Furtado Arruda
Paulo Lückmann
Vicente Lourival do Nascimento

Diretores
Rogério Luiz Spezia
Auri Bertelli
Francisco Fernando V. Montanari
Mario José Prudêncio
Vilson Aires de Souza

Conselho Fiscal
Nelson Libardi
Carlos Westphal Neto
Celso Libardo

Suplentes
Erotides Wollinger da Conceição
Caio Cezar Valli Junior

1999 (1º de junho) - Disque-Denúncia e Selo 190 (orientação aos segurados para prevenção e agilidade de comunicação em furtos/roubos de veículos). Foram distribuídos 1400 folders para a inserção em apólices, divulgação em jornais e entidades de classe.

1999 (28 de outubro) - Participação do Sindesesc no X Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros/SP.

1999/2000  - Participação do Sindesesc no programa “Seguros em Foco” (TV Galega).

1999/2000  - Apoio ao “Guia do seu carro” (encarte no Diário Catarinense).

1999 (dezembro) - Apoio juntamente com a Funenseg ao Seminário sobre Seguro Transportes, promovido pela ACTS – Associação Catarinense dos Técnicos em Seguros.

2000 (abril) – Participação de Antenor Vasselai, vice-presidente da época, no Talk Show realizado pela Funenseg.

2000 (21 de março) - Realização conjunta do Sindesesc e Sincor/SC do Evento sobre o Lançamento da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP em Santa Catarina.

2000 (14 de agosto) - O coordenador da comissão CERESE Sr. Paulo Lückmann relata à Diretoria sobre a aplicação de laudos em oficinas e concessionários de véiculos.

2000 (setembro) - Realização em conjunto com a FUNENSEG /SC  da palestra “Fraudes no Mercado de Seguros” ministrada pelo Sr. Pedro Paulo Negrini da CNIS – Cadastro Nacional de Informações e Sinistros.

2000 (setembro) - Sindesesc inicia sua participação no Grupo de Paz do SETERB.

2000 - I CONSEGURO - Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização no Rio de Janeiro. No evento o Sr. Sérgio Passold presidiu o workshop “Seguros de Riscos Patrimoniais – Perspectivas do Mercado Brasileiro”.

2000 - Circular da Susep cria valor de mercado referenciado no seguro automóvel.

2000 - Lei cria a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar e a Câmara de Saúde Suplementar (ações FENASEG).

2000 (05 de Junho) - Celebração do 10º aniversário da Fundação do Sindesesc e 76º aniversário (1924) de criação do Comitê Mixto de Seguros, no Bela Vista Country Club, em Gaspar.

2000- Criação e reformulação do site sindesesc.com.br

   Site Antigo

 Site Novo

Neste mês de junho, o SindsegSC Sindicato das Seguradoras completa 25 anos de existência, e 91 anos de Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros. Por isso estamos divulgando os acontecimentos mais importantes na criação e desenvolvimento dessa entidade por décadas no portal. Conheça agora a história que você ajudou a construir!

Acesse a Linha do Tempo no campo notícias, no menu serviço ou em nosso banner na capa do portal e conheça melhor a  trajetória do Sindicato,  que só é possível por causa de pessoas como você.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras